O programa Bar do Vaz deste domingo, 27, traz uma entrevista com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Erick Venâncio, que apresenta as medidas tomadas durante o período de pandemia do novo coronavírus que auxiliaram a advocacia do estado num momento delicado de crise em vários setores.
Ao jornalista Roberto Vaz, o presidente revela as dificuldades enfrentadas pela advocacia no ano de 2020 e as ações emergenciais da OAB/AC, bem como todo o trabalho desenvolvido em prol da defesa da justiça e o direito do cidadão.
“Um ano difícil e atípico, mas que nos trouxe novidades. Estamos tendo que aprender ainda [a lidar com o trabalho na pandemia], e a advocacia não fugiu disso. Tivemos imensa dificuldade e fizemos muito para auxiliar os advogados na pandemia”, explica Venâncio.
Segundo o presente, houve duas principais preocupações da entidade durante a crise da Covid-19: a primeira era como iria se dar a prestação do jurisdicional, defender o direito das pessoas e a segunda na garantia da subsistência dos advogados.
“Os advogados são profissionais liberais e sobrevivem do trabalho diário. Buscamos tomar uma série de providências para que esses profissionais não ficassem desassistidos”, garante o presidente. Além disso, a entidade criou meios e plataformas para manter o profissional ativo e realizaram testagem em massa. “Fizemos mais de 2 mil testes de Covid-19, cursos tele presenciais, palestras e outras atividades para que os advogados não ficassem parado”. Outras ações criadas na pandemia, como o escritório solidário, deve permanecer após o surto do coronavírus.
Veja a entrevista completa: