Categories: Destaque 4 Notícias

Xapuri tem últimos dias do ano com agravamento da dificuldade de travessia do Rio Acre

Por
Raimari Cardoso

Entre os muitos problemas enfrentados pela população de Xapuri em 2020 e para os quais se espera uma solução urgente por parte das administrações estadual e municipal está a recorrente dificuldade de travessia do Rio Acre para o bairro Sibéria.


A cada ano, cresce a demanda sobre o serviço oferecido pelo governo do estado por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre) em parceria informal com o município.


O aumento das atividades pecuária e comercial na região situada no lado oposto do rio fez com que o tráfego aumentasse consideravelmente nos últimos e a pequena balsa que faz a travessia de veículos e pedestres já não dá conta do serviço.


Neste ano, o Ac24horas fez várias matérias denunciando a situação e chamando a atenção das autoridades competentes para a gravidade da situação que tem sido causa de revolta dos usuários e de constantes protestos e cobranças por meio das redes sociais.


Por várias vezes procurado pela reportagem do jornal na cidade, o encarregado do Deracre no município, Eriédson Soares, explicou que há dificuldades com os motores, a maioria velhos, que apresentam problemas constantemente.


Além de a balsa ser pequena para a quantidade de veículos que fazem diariamente a travessia, os quatro motores que a impulsionam intercaladamente são reformados e passam parte considerável do tempo em manutenção.


A travessia do Rio Acre em Xapuri é um problema antigo que causa transtornos rotineiros à população e gera reclamações contra as administrações estadual e municipal. Em vários momentos, as duas esferas mantiveram parcerias na oferta do serviço.


A dificuldade de travessia pela balsa alimenta as reivindicações pela construção de uma ponte, o que resolveria de maneira definitiva o problema que afeta diretamente cerca de duas mil pessoas que fazem o uso frequente do serviço.


Um pouco antes da última eleição municipal, na sua última estada em Xapuri, o governador Gladson Cameli prometeu que construirá a ponte nos próximos dois anos, apresentou o projeto no papel e disse que mudará de nome se a obra não sair.


As fotos que ilustram a matéria foram feitas nos últimos dois por usuários do transporte. As imagens mostram as filas que comumente se formam aumentando a dificuldade para os operadores da embarcação em dar conta do fluxo.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Acre 01

Solenidade de aniversário de Rio Branco é marcada pela apresentação do hino oficial da capital

A celebração dos 142 anos de Rio Branco, realizada na manhã deste sábado, 28, entrou…

28/12/2024
  • Televisão

‘O Auto da Compadecida 2’ se torna maior estreia nacional desde a pandemia

Lançado em 25 de dezembro, "O Auto da Compadecida 2" se tornou a maior estreia…

28/12/2024
  • Pará
  • Região Norte

Bancário abre conta em nome de idoso, faz empréstimo e acaba preso

Nesta sexta-feira, 27, a Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Proteção à…

28/12/2024
  • Região Norte
  • Rondônia

Justiça condena Unimed Rio Branco e Centro Rondônia a cobrir tratamento para autista

O Poder Judiciário de Rondônia proferiu sentença na 1ª Vara Cível de Rolim de Moura,…

28/12/2024
  • Amazonas
  • Região Norte

Petrobras tem registro autorizado para vender gás natural no Amazonas

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) aprovou…

28/12/2024
  • Amazonas
  • Região Norte

Facções criminosas se dividem no domínio de mais de 20 municípios no Amazonas

A 3ª edição da Cartografias da Violência na Amazônia, do Instituto Mãe Crioula, traz um…

28/12/2024