Menu

Acre registra 1.235 casos de HIV em 5 anos, informa Sesacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis, divulgou os dados epidemiológicos em relação ao vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), do período de 2015 a 2019.

Segundo o Boletim, nesse período foram notificados 1.235 casos. Desse total, 75 casos referem-se a pacientes de outros estados como Rondônia e Amazonas.

Anúncio

O índice de contaminação é maior entre os jovens e adultos, entre 20 a 34 anos, com 611 casos confirmados. Em seguida, os de 35 a 49 anos contabilizam 337 casos .

A regional do Baixo Acre, que engloba as cidades de Jordão, Santa Rosa do Purus, Bujari, Porto Acre, Capixaba, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e Acrelândia é a que possui o maior número de pessoas com a infecção, com 1.029 casos.

O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Algumas semanas após a infecção pelo vírus, o indivíduo pode apresentar sintomas semelhantes ao de uma gripe como febre, dor de garganta e fadiga.

A doença costuma ser assintomática até evoluir para a aids, causando perda de peso, febre ou sudorese noturna que é o suor durante o sono. Também causa fadiga e infecções recorrentes. Além disso, a aids interfere na capacidade do organismo de combater infecções.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.