Menu

A gula e o CPF

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O GOVERNADO GLADSON CAMELI -foto – está numa encruzilhada, entre atender a gula insaciável dos deputados da sua base do governo por cargos para nomear os seus afilhados, ou manter limpo o seu CPF. O governo já ultrapassou a barreira do limite do gasto com pessoal em torno de 6% acima do teto permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Se manter este patamar está sujeito a ser acionado por cometimento de crime de responsabilidade. Não há então horizonte outro, ao não ser o de aprovar o projeto enviado à ALEAC, que reduz o número de cargos de confiança no seu governo. Na gestão pública não existe a varinha mágica do mago Merlin para resolver todos os problemas. Com a aprovação, o governador Gladson Cameli poderá além de voltar ao teto da LRF, corrigir distorções nas nomeações, saber exatamente o espaço de cada partido na sua administração, e fazer uma nova divisão de acordo com a importância partidária. Entre a gula dos deputados por cargos no governo e manter limpo o seu CPF, não há outro caminho para o Gladson ao não ser o de não sujar o CPF. Ainda que gere grita.


DEFESA LÚCIDA
O PRESIDENTE Nicolau Junior (PP), o deputado Luiz Gonzaga (PSDB), o deputado Roberto Duarte (MDB), têm tido condutas lúcidas ao defenderem o projeto que reduz cargos de confiança.


TAPETE NA ENTRADA
O DÉCANO do PSDB acreano, Alberto Furtado, ligou ontem para defender a filiação do governador Gladson no partido. “A direção nacional quer, e a maioria do PSDB, no Acre, também”, disse.


MOMENTO DE PAZ
Alberto Furtado pontuou que o PSDB enfraqueceu muito com o confronto entre o vice-governador Major Rocha e o governador Gladson Cameli, e pugna pela abertura do diálogo entre ambos.


FALTOU COMBINAR COM OS RUSSOS
LEMBRA a história do Garrincha, cujo técnico Feola, na Copa do Mundo de 1958, mandou o ponteiro driblar os zagueiros da Rússia e fazer o gol. Calmo, o Garrincha, disse: – tem de combinar com os russos! Pelo visto, o Alberto não combinou com os nossos russos.


REI DAS QUADRAS
NENHUM político da bancada federal fez mais pelo esporte que o senador Sérgio Petecão (PSD). Em grande parte dos bairros da capital há uma quadra esportiva construída com suas emendas parlamentares. A última inaugurada, foi em parceria com a prefeita Socorro Neri, no conjunto Manoel Julião.


ESPAÇO FECHADO
CONHEÇO os caciques da taba. Vai ser difícil o PT conseguir uma aliança com quem for candidato pelo grupo que venceu a eleição ao governo, para o JV ser o candidato ao Senado, em 2022.


FALANDO DE CÁTEDRA
FALO DE CÁTEDRA, por já ter conversado a respeito com os cardeais dos grupos mais cotados para disputar o governo. E todos rechaçam uma aliança formal com o PT, em 2022.


A POLÍTICA É UM RODA
A POLÍTICA é uma roda a girar constantemente, quem é que poderia imaginar o PT chegar a uma situação de ter que buscar aliança com os grupos que sempre combateu, e ser rejeitado.


NÃO ENTRA PARA FAZER NÚMERO
CASO O PREFEITO Mazinho Serafim saia candidato a deputado federal em 2022, pelo que se conhece da sua atuação política, não vai entrar para fazer número, mas como forte concorrente.


FICA PARA 2021
OS JULGAMENTOS das denúncias de compra de votos por parte de vereadores e prefeitos, eleitos na última eleição municipal, deve ficar para 2021. Alguns deles podem perder os mandatos.


 NOVIDADE NA POLÍTICA
É UMA QUEBRA de uma velha regra, a posição do prefeito eleito Tião Bocalon de dizer que, não vai atender nenhum pedido de emprego na prefeitura para indicados dos vereadores eleitos. O argumento é novidade: – “se der emprego, não me fiscalizam”.


É O NATURAL
NA POLÍTICA, sempre foi o natural se governar com os aliados da campanha, o Tião Bocalon está prometendo quebrar a regra. O Bolsonaro começou assim, mas acabou tragado pelo é dando que se recebe. Não sei até que ponto, o Bocalon vai manter isso.


NÃO FOI OMISSO
O DEPUTADO FEDERAL, Alan Rick (DEM), fecha o ano tendo conseguido concretizar um sonho e uma luta antiga: a realização das provas do Revalida, para os médicos formados no exterior.


SEMPRE PRESENTE
O DEPUTADO FEDERAL Alan Rick (DEM0 está fazendo um segundo mandato tão produtivo quanto o primeiro. Alan, foi sempre presente nas lutas pelas grandes causas do estado.


CAIR NA QUIÇAÇA
O SENADOR SÉRGIO PETECÃO (PSD), diz que não vai tirar férias: “vou por uma mochila nas costas, e cair na quiçaça percorrendo todo o estado”. A política move cem por cento o Petecão.


MANDATO ENCORPADO
QUEM CRESCEU muito no mandato do lado da bancada feminina acreana na Câmara Federal, foi a deputada federal Jéssica Sales (MDB). Jéssica é uma das gratas revelações da política acreana.


NOME REFERENDADO
O DEPUTADO federal Flaviano Melo (MDB) teve o nome referendado na reunião de ontem do MDB, para ser um ponto a ser posto em discussão com os aliados, para a disputa do Senado.


ASSUME NO RECESSO
A PRIMEIRA SUPLENTE do senador Sérgio Petecão (PSD), Maria das Vitórias, deverá assumir por 120 dias o mandato, já que o titular deve se afastar durante o recesso parlamentar.


PRIMEIRO ABACAXI
O PRIMEIRO ABACAXI a ser descascado pelo Tião Bocalon é a questão da destinação de recursos de mais de 2 milhões às empresas de ônibus. A Socorro Neri não conseguiu descascar.


FRASE MARCANTE
“Amigos são aquelas pessoas que perguntam como estamos e aguardam a resposta”. Ed Cunninghan.


SOBE A PATENTE
CERTA FEITA, estava o “filósofo do senadinho”, o saudosos João Borborema, cabo-eleitoral ferrenho do MDB, numa pindaíba danada no governo Nabor Junior, quando se encontra com outra figura saudosa da política acreana, o deputado federal Ruy Lino (MDB). Sempre cortês, o Ruy foi batendo continência, e logo falando: – “Salve, Borborema, o grande Soldado do MDB! O Borborema, sempre lacônico, respondeu na bucha: – “Ruy, você colocou todos os seus afilhados de Sargento para cima no governo; corta o elogio, dispenso a continência, sobe a patente, e me arranje ao menos uma vaga de Cabo velho no seu quartel. Ruy deu uma risada amarela, e seguiu caminho. Do livro “Última Chamada para Manacapuru”. – Luis Carlos Moreira Jorge.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.