Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acreanos estão trocando emprego formal pelo empreendedorismo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Segundo dados divulgados pelo Mapa das Empresas do Ministério da Economia nesta quarta-feira, 16, o Acre manteve saldo positivo na abertura de novos negócios. De acordo com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC em todo o Estado, são mais de 41 mil empresas abertas, a maioria de micro e pequenos negócios.


No Brasil, 297.810 empresas abriram em novembro, ao passo que 88.638 fecharam suas portas. As atividades que mais tiveram empresas abertas foram comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 20.196 empresas abertas.

Anúncios


Ao longo do segundo quadrimestre do ano, que vai de maio até agosto, foram abertas em todo o Estado 2.214 empresas. Em contrapartida, deixaram de funcionar 547 estabelecimentos. O Estado manteve saldo positivo na abertura de novos empreendimentos, com um total de 1.667 empresas ativas.


Nos últimos 12 meses, foram abertas 6.189 empresas, contra o fechamento de 2.050, o que apresenta um saldo positivo na abertura de 4.139 novos negócios.


Egidio Garó, assessor do Sistema Fecomércio, explica os números. “Isso indica que o emprego normal com carteira assinada e a dificuldade de recolocação profissional ou acesso ao mercado de trabalho está sendo substituído pelo empreendedorismo e o desejo de conduzir seu próprio negócio”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido