Menu

Pesquisar
Close this search box.

Com medo da repercussão negativa, deputados voltam atrás e reforma entra na pauta

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As declarações do governador Gladson Cameli de que, caso a Reforma Administrativa que altera a estrutura do Poder Executivo não fosse analisada e aprovada nesta quinta-feira, 17, impossibilitaria a convocação de mais de 450 concursados do cadastro de reserva da Polícia Militar a partir de fevereiro de 2021, caiu como uma bomba no parlamento. Os deputados da base que pregavam a rebelião contra o governo, vendo a repercussão negativa nas redes sociais, principalmente após divulgação da reportagem de ac24horas, resolveram voltar atrás e decidiram momentos antes de iniciar a sessão recolocar a pauta da reforma em análise.


O presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior (PP) que articulava desde o início da semana a aprovação da proposta de reforma, informou ao ac24horas que após consenso da base governista, o projeto voltou para a pauta da casa. “Chegamos a um consenso que é bom para todos”, resumiu.

Anúncios


Nas redes sociais, familiares dos concursados já se manifestavam negativamente contra deputados, afirmando que iriam acampar em frente da Assembleia Legislativa novamente.


Os deputados que compõem o bloco de oposição e independentes na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), mesmo antes da decisão da base, já se manifestavam favoráveis à proposta de reforma administrativa e reafirmaram que seguem à disposição para fazer a discussão ampla e democrática acerca do assunto e acrescentam que estariam disponíveis para votar a matéria até o dia 31 de dezembro.


O deputado Roberto Duarte (MDB) usou as redes sociais para afirmar que manteria a coerência sobre o assunto. “Quando o governador enviou a penúltima reforma administrativa, eu votei contra por se tratar de aumento de cargos comissionados e despesas muitas vezes desnecessárias. Nesta reforma, eu voto favorável por dois motivos. Primeiro porque desde as eleições de 2018, eu defendi e defendo o cadastro de reserva da PM e, segundo, porque reduz o número de cargos comissionados”, explicou o emedebista enfatizando que não fez nenhuma indicação para cargos comissionados; “Por isso tenho total liberdade de votar todas as matérias a favor da população”, pontuou.


ENTENDA O CASO

Conforme ac24horas antecipou, a base do governo Gladson Cameli na Assembleia Legislativa não chegou a um acordo em relação a Reforma que corta pelo menos 200 cargos em comissão e cria a Secretaria de Governo (Segov). No entendimento dos parlamentares consultados pelo reportagem, a falta de comunicação entre Palácio Rio Branco e o legislativo foi uma dos principais motivos para que pressionassem o presidente da casa, deputado Nicolau Junior (PP) para retirar o projeto de pauta neste final de ano.


O descontentamento dos deputados ocorre após uma reunião com o governador Gladson Cameli na noite desta quarta-feira, 17, que sinalizou ao parlamento que não iria fazer qualquer mudança. Na hora que Cameli afirmou que não iria ceder, nenhum deputado governista pediu a palavra. Todos ouviram e saíram em silêncio da sala e foram apelar a Nicolau para que intermediasse um acordo para que pelo menos 100 cargos fossem mantidos, já que eles não sabiam quem seria prejudicados com a nova reforma.


Por outro lado, a equipe de governo argumenta que os deputados da base não precisam se preocupar pois todos os comissionados, após a aprovação e sanção da reforma, serão exonerados e voltarão apenas os indicados que realmente são de deputados que apoiam Gladson Cameli.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido