Menu

Câmara vence ‘queda de braço’ contra motoristas e ônibus voltarão a rodar nesta sexta (18)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O movimento de fechamento de ruas no centro de Rio Branco foi suspenso pelos motoristas de ônibus no início da tarde desta quinta-feira (17). A categoria foi vencida pela resistência da maioria dos vereadores que não compactuaram com o repasse de R$ 2,4 milhões proposto pela prefeitura da capital acreana.


Apesar de o movimento ter encerrado, a greve só acaba oficialmente nesta sexta-feira, 18, quando pelo menos 30% da frota pertencente às empresas Via Verde, Floresta e São Judas Tadeus, voltarão a rodar pelas ruas e atender aos passageiros. “Foi suspenso o movimento porque já estava muito desgastante para nós e para os passageiros. Não fomos recebidos pelos vereadores e ainda faltou uma assinatura para que o projeto de lei pudesse ser apreciado na Câmara”, disse um representante da categoria.

Publicidade

A prefeitura alega que o repasse seria para ajudar as empresas a quitar dívidas trabalhistas dos funcionários, mas os vereadores discordaram e apontaram inconstitucionalidade no projeto. A prefeitura, então, refez o documento, repassando o dinheiro exclusivamente aos trabalhadores. Mesmo assim, a maioria dos parlamentares não acatou o PL.


“A galera decidiu ir embora e levar os carros para a garagem. Hoje [quinta-feira] vai continuar sem ônibus, mas amanhã [sexta-feira], com certeza terá, nem que seja os 30% mínimos exigidos por lei”, garante os motoristas.


Os funcionários reclamam que ficaram abandonados pelos vereadores. “A prefeitura e a RBTrans fizeram sua parte, mas alguns dos vereadores não fizeram a parte deles”.


Agora, os motoristas afirmam que vai depender de um entendimento entre eles e suas respectivas empresas para resolver a questão de garantias trabalhistas em atraso. “Vai depender da direção da empresa sobre como vão agir com a categoria, se vão levantar algum dinheiro para pagar a gente. Vamos voltar a rodar para não prejudicar mais a sociedade”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido