No Acre é assim mesmo, o acreano emenda uma eleição atrás da outra. Mal terminou a de prefeitos e já está na mesa dos debates a de governador em 2022. Tem que primeiro se esperar para saber como ficará a nova configuração das forças políticas, que não será a mesma depois da disputa para as prefeituras.
Mas, dois nomes já estão na roleta da sucessão estadual. O do governador Gladson Cameli, que tem divulgado de público que sairá para a reeleição e, o do Sérgio Petecão (PSD), que tem dito que não deixará o cavalo passar selado.
O Gladson está atualmente sem atuação partidária, não fez seu candidato a prefeito no maior colégio eleitoral do estado, mas tem a caneta na mão, que bem manuseada nos seus dois últimos anos de mandato, pode favorecer a sua candidatura na montagem de um arco de aliança. O senador Petecão (PSD) vem de uma vitória na capital, elegendo o seu candidato a prefeito. Petecão não tem o poder, mas é dono de um carisma popular muito grande.
É preciso saber como ficarão alguns pontos, antes de emitir uma opinião sobre a chance de ambos. Como ficarão as alianças de cada um, não se sabe ainda. Como chegará em popularidade o governo do Gladson no ano eleitoral, também não se sabe. Sem estes componentes na mesa do jogo não dá para ter mais nitidez de como será esta disputa. Por isso, é esperar a roleta girar.
CONVERSA FRANCA
A PREFEITA de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), já comunicou para as lideranças do seu partido de que, o Alto Acre, região que engloba Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, terá candidato a deputado federal em 2022. “Pode ser eu ou outra pessoa, mas terá”, afirmou ontem Fernanda ao BLOG DO CRICA.
MARCARIA CRAVADO
NÃO TENHO a menor dúvida que, a prefeita Fernanda Hassem é quem disputará uma vaga na Câmara Federal, no pleito de 2022.
NÃO CAUSARÁ SURPRESA
NA PRÓXIMA janela política, se a deputada federal Mara Rocha (PSDB) deixar o ninho tucano e for pousar no terreiro do PSL, ninguém se admire. Dentro do PSDB, a hipótese já é comentada.
NÃO ESTARÁ FAZENDO NADA
CASO na anunciada reforma administrativa o governador Gladson não der uma mexida no seu secretariado e nas diretorias, onde alguns capinam sentado, é bem melhor não fazer reforma alguma. Sé é para avançar, tem que mudar.
ESQUENTANDO A BUNDA
Alguns secretários e diretores do primeiro escalão ainda não disseram o que foram fazer no governo do Gladson Cameli. Passaram dois anos esquentando as bundas nas poltronas.
DEVE TER COMEMORADO
A BANCADA de oposição na ALEAC deve estar comemorando a saída do deputado Gerlen Diniz (PP) da liderança do governo. Diniz fez enfrentamentos duros nestes 2 anos, com a oposição.
NÃO VEJO OUTRO NOME
E PARA SER SINCERO, não vejo outro nome com argumentos e poder de oratória, para substituir o deputado Gerlen Diniz (PP), na função. A liderança de governo é uma missão espinhosa.
NÃO EXISTE O IMPOSSÍVEL
NA POLÍTICA, não existe o impossível. Mas dentro do atual contexto acho muito improvável uma reaproximação do governador Gladson Cameli, com o seu vice Major Rocha.
PROCURANDO SARNA
O PREFEITO eleito Tião Bocalom não tem largado o pé do governador Gladson, para que passe á PMRB, o sistema de água e esgoto, sob argumento que o senador Márcio Bittar (MDB) garantirá os recursos. Está procurando sarna para se coçar.
PROMETENDO DEMAIS
MANTER o sistema de água e esgoto custa caro, a receita não garante nem o pagamento dos produtos químicos, e só funciona porque o governo injeta recursos. Bocalom, Bocalom, se aquieta!
CAMISA DE SETE VARAS
TORÇO para que a gestão do Tião Bocalom dê certo, mas adotar o sistema de água e esgoto, pode ser a sua camisa de sete varas.
TROMBADAS NO MP
ENQUANTO a Promotora Alessandra Marques diz que o MP não avalizou o projeto que passa mais de 2 milhões da PMRB para as empresas do transporte coletivo, a prefeitura apresentou um acordo sobre a operação, assinado pela Promotora Rita de Cássia. São trombadas, que viraram natural no seio do MP.
LIGAR O MOTOR E PARTIR
A PREFEITA Socorro Neri vai entregar uma prefeitura enxuta, com os salários em dia, e com todas as verbas indenizatórias pagas. O novo prefeito é chegar, ligar o motor, e tocar o barco.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
TRAZER os gastos do governo com pessoal para o teto da Lei de Responsabilidade Fiscal, é o que move a nova reforma administrativa. Ou reduz, ou comete crime de responsabilidade.
PROTEGENDO FIGURÕES
BOA PARTE do efetivo da PM que era para estar nas ruas combatendo o crime e protegendo a população, se encontra à disposição de figurões dos poderes, num claro desvio de função.
FALTAM VOTOS
VOTO no parlamento, muda na hora. Mas pelo que conversei ontem, o novo projeto da PMRB sobre o repasse do subsídio às empresas de ônibus, dificilmente, será aprovado pelos vereadores. Precisaria de 11 votos para a aprovação, e não tem.
VIRADA DE JOGO
TERIA QUE TER uma virada de jogo para a aprovação da matéria.
TUCANOS E GAMBÁS
O saudoso vereador João José (PSDB), depois de muitos anos de militância no MDB, resolveu deixar o partido, após discussão com sua direção, para fundar o PSDB, no Acre. Certa vez foi parado na rua pelo vereador Aldecino Coriolano Ferraz (MDB), que para tirar um sarro com o ex-companheiro de partido, foi logo provocando, ao lhe perguntar, se não estava se sentindo mal com um bico tão grande, o que lhe rendeu uma resposta dura. João José ajeitou os óculos, coçou a careca, e respondeu: – bem melhor que no ninho fedorento dos gambás do seu MDB, meu caro Ferraz. E nada mais disseram, seguindo cada um para seu lado.
Do livro “Última Chamada para Manacapuru.” Luis Carlos Moreira Jorge
Rui Kennedy de Morais Araújo, de 18 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio…
O nome de Neymar ficou entre os assuntos mais comentados na tarde de Natal, quarta-feira,…
O último final de semana do ano deve ser de chuva em todo o país.…
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia…
Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 49% dos entrevistados disseram acreditar que,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou nesta quinta-feira (26) que…