Começa nesta terça-feira, 15, a programação da 31ª edição da Semana Chico Mendes, que terá como pauta fundamental os debates sobre a importância do meio ambiente e dos povos indígenas. A data marca o aniversário do líder sindical, que faria 76 anos de idade, caso estivesse vivo.
De acordo com a organização, durante o evento serão realizados workshops, palestras, rodas de conversa, atividades culturais e esportivas que tenham como princípio o conceito de sustentabilidade e direitos humanos e que fortaleçam a luta dos povos da floresta.
A abertura do evento anual será marcado, como ocorre todos os anos, pela entrega do 17º Prêmio Chico Mendes. Criada em 2004, a premiação tem por finalidade reconhecer e estimular as atividades, programas, ações e iniciativas que visam consolidar os ideais defendidos pelo líder seringueiro, segundo explica o Comitê Chico Mendes, que coordena a programação.
“Semana Chico Mendes é um momento em que nos reunimos para pontuar nossas ações, avanços e pensar em novas estratégias para garantir nossas vidas e das florestas”, diz a página da entidade no Facebook.
As atividades da Semana Chico Mendes vão se desenvolver alternadamente entre as cidades de Xapuri e Rio Branco, se encerrando no próximo dia 22 de dezembro, data em que o seringueiro foi assassinado, no ano de 1988.
Confira a programação completa:
15/12 – Entrega do Prêmio Chico Mendes
15/12 – Lançamento do Núcleo Jovem e Comitê Chico Mendes
15/12 – Lançamento da Semana Nacional da Economia Solidária em Xapuri
16/12 – Circuito Chico Mendes de Ciclismo
18/12 – Atividade na Comunidade do Seringal Cachoeira
19/12 – Atividade na Comunidade do Seringal Cachoeira
20/12 – Seminário “O Desenvolvimento do Extrativismo e Economia Solidária no Acre – Xapuri
21/12 – Lançamento do Programa de Voluntariado da Trilha Chico Mendes
22/12 – Copão Chico Mendes – Xapuri
22/12 – Missa – Xapuri
22/12 – Seringal Cultural – Xapuri