Categories: Destaque 6 Notícias

Resultados nas vendas de varejo revelam retomada econômica e cresce a expectativa para 2021

Por
Leônidas Badaró

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 10, por meio da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), apontaram o sexto crescimento consecutivo das vendas no varejo. No Acre, os resultados positivos desde o mês de setembro no acumulado do ano, indicaram uma aceleração da retomada econômica do segmento, segundo avaliação do consultor da presidência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó.


Por conta dos bons números, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou a previsão para variação do volume de vendas do setor de +1,9% para +2,3%, em todo o Brasil. A perspectiva de maior crescimento da economia em 2021, em um ambiente de juros baixos para o padrão histórico do País, fez com que a entidade projetasse avanço de 4,2% em 2021.


De acordo com Garó, no Acre, o mês de setembro deste ano indicou crescimento nesse volume de 0,7% comparando-se outubro com setembro e, nos dados divulgados recentemente pelo IBGE na Pesquisa Mensal do Comércio, no mês de outubro, o volume total de vendas apresentou um crescimento de 15,4%.


“O mesmo se pode verificar no varejo ampliado, que considera materiais de construção e veículos nas análises. O mês de outubro, mesmo apresentando um resultado negativo de 0,9%, aponta uma pequena recuperação do setor. No acumulado de janeiro a setembro, não houve crescimento neste volume, o que veio a acontecer no mês de outubro, com indicador positivo de 1,5%. Ao longo dos últimos 12 meses, o crescimento do setor foi de 2,2%”, explicou o consultor.


Egídio explicou ainda que a receita nominal de vendas do varejo também apresentou resultados positivos e, após um mês adverso cujo resultado indicou uma redução de 2,4%, outubro indicou um crescimento de 2,1% se comparado ao mês anterior. “A receita nominal de vendas do mês de setembro foi de 21,4%, acumulando de janeiro a outubro um crescimento de 5,6%. Considerando os últimos 12 meses, a recuperação foi de 6,2%, o que vem acontecendo mês a mês mesmo em situação de emergência em saúde. O mesmo aconteceu com a receita nominal de vendas do varejo ampliado, com um crescimento acumulado nos últimos 12 meses de 4,6%”, disse.


Ao se comparar o mês de outubro com setembro, o indicador foi de 0,5%, ainda segundo Garó. “Apresentando um crescimento na receita nominal de vendas no varejo ampliado de 17,8%. Esse movimento positivo no comércio varejista indica que haverá uma retomada mais significativa dos negócios a partir do próximo ano”, finalizou.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024