Categories: Cotidiano Notícias

Escola de Gastronomia e Hospitalidade é reinaugurada nesta segunda-feira

Por
Leônidas Badaró

Nesta segunda-feira, 14, às 11 horas, o Governo do Estado do Acre, por intermédio do Gabinete da Primeira-Dama e do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec/Dom Moacyr), promove a reinauguração da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco.


A escola será entregue à comunidade graças a um convênio firmado, em julho de 2019, entre o governo do estado e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que liberou o aporte de R$ 900 mil reais a serem aplicados nas obras de reestruturação e reforma da Escola de Gastronomia.


O centro-escola, que integra a rede do Ieptec/Dom Moacyr, desponta como uma estratégia de qualificação profissional, autonomia social, aprendizagem e geração de renda para comunidades com elevados índices de vulnerabilidade socioeconômica.
Serão ofertados cursos no eixo tecnológico de Gastronomia, turismo, hospitalidade e lazer, com foco na formação profissional, consolidação da identidade gastronômica e o devido fortalecimento dos empreendimentos desses setores no estado.


De acordo com o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, Inicialmente, além de cursos de formação inicial e continuada (FICs), serão abertas vagas para sete cursos técnicos, a partir do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC). São eles: Técnico em Cozinha, Técnico em Restaurante e Bar, Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Eventos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Hospedagem e Técnico em Lazer.


Para 2021, a previsão é que, até meados de fevereiro e início de março, as atividades curriculares na escola tenham início obedecendo aos protocolos de segurança contra o novo coronavírus.


Estrutura

São mais de 2.400 metros quadrados, com vestiários masculino e feminino, salas de aulas teóricas e demonstrativas, laboratórios de restaurantes, hotelaria, bar e cafeteria, cozinha experimental, área de panificação e confeitaria, práticas livres de gastronomia e hotelaria (camareira e recepção), biblioteca, lanchonete, coordenação pedagógica, espaço de mediadores, sala de ensino especial e sala de pesagem e higienização.


A iniciativa e as articulações para captação de recursos junto à Sudam, para viabilizar o projeto, partiram do Gabinete da Primeira-Dama, que abraçou a causa da Escola de Gastronomia, que encontrava-se inativa por conta de pendências de ordem técnico-estrutural.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Acre

Doze acreanos acertam quadra e faturam mais de R$ 12 mil na Mega-Sena

O sorteio da versão regular da Mega-Sena de 2024, realizado no último dia 17, em…

29/12/2024
  • Acre

Colono tem crânio afundado após colisão entre motocicletas em Sena Madureira

Uma colisão envolvendo duas motocicletas deixou o colono Francisco Menezes Barcio, de 40 anos, gravemente…

29/12/2024
  • Acre 01

Prefeitura desmente organização que cancelou Réveillon no Afa Jardim por falta de alvará

Após a organização do Réveillon Revolution, que seria realizada no Afa Jardim, na capital acreana,…

29/12/2024
  • Acre

Após chegar a 12,80m, Rio Iaco apresenta sinal de vazante

O Rio Iaco começou a apresentar sinais de vazante neste domingo, 29. O manancial chegou…

29/12/2024
  • Cotidiano

Acidente é registrado próximo à Ponte José Nogueira Sobrinho, em Sena Madureira

Um acidente envolvendo um jovem ciclista foi registrado nas proximidades da Ponte José Nogueira Sobrinho,…

29/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Mulher traída desmascara pastor durante culto, vira sensação nas redes sociais com mais de 290 mil seguidores

Aryana Medeiros, moradora de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, viralizou ao expor a traição…

29/12/2024