Menu

Escola de Gastronomia e Hospitalidade é reinaugurada nesta segunda-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta segunda-feira, 14, às 11 horas, o Governo do Estado do Acre, por intermédio do Gabinete da Primeira-Dama e do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec/Dom Moacyr), promove a reinauguração da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício, no bairro Cidade do Povo, em Rio Branco.


A escola será entregue à comunidade graças a um convênio firmado, em julho de 2019, entre o governo do estado e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que liberou o aporte de R$ 900 mil reais a serem aplicados nas obras de reestruturação e reforma da Escola de Gastronomia.

Publicidade

O centro-escola, que integra a rede do Ieptec/Dom Moacyr, desponta como uma estratégia de qualificação profissional, autonomia social, aprendizagem e geração de renda para comunidades com elevados índices de vulnerabilidade socioeconômica.
Serão ofertados cursos no eixo tecnológico de Gastronomia, turismo, hospitalidade e lazer, com foco na formação profissional, consolidação da identidade gastronômica e o devido fortalecimento dos empreendimentos desses setores no estado.


De acordo com o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, Inicialmente, além de cursos de formação inicial e continuada (FICs), serão abertas vagas para sete cursos técnicos, a partir do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (MEC). São eles: Técnico em Cozinha, Técnico em Restaurante e Bar, Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Eventos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Hospedagem e Técnico em Lazer.


Para 2021, a previsão é que, até meados de fevereiro e início de março, as atividades curriculares na escola tenham início obedecendo aos protocolos de segurança contra o novo coronavírus.


Estrutura

São mais de 2.400 metros quadrados, com vestiários masculino e feminino, salas de aulas teóricas e demonstrativas, laboratórios de restaurantes, hotelaria, bar e cafeteria, cozinha experimental, área de panificação e confeitaria, práticas livres de gastronomia e hotelaria (camareira e recepção), biblioteca, lanchonete, coordenação pedagógica, espaço de mediadores, sala de ensino especial e sala de pesagem e higienização.


A iniciativa e as articulações para captação de recursos junto à Sudam, para viabilizar o projeto, partiram do Gabinete da Primeira-Dama, que abraçou a causa da Escola de Gastronomia, que encontrava-se inativa por conta de pendências de ordem técnico-estrutural.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido