Em outubro de 2020, o volume de serviços no Acre caiu 1,0% em comparação a setembro. Sofrendo duramente com a pandemia, o setor parecia tomar fôlego mas voltou a cair nas últimas pesquisas do IBGE. A última foi divulgada nesta sexta-feira (11).
O Brasil avançou 1,7% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Foi a quinta taxa positiva seguida, acumulando alta de 15,8% no período. Esse resultado sucedeu uma sequência de quatro taxas negativas, entre fevereiro e maio, com perda acumulada de 19,8%.
No acumulado do ano, de janeiro até outubro, o volume de serviços recuou 10,2% no Acre, reafirmando que com a pandemia o setor sofre pesadamente.
A taxa dos últimos 12 meses recuou 6,8% em outubro de 2020, mantendo a trajetória descendente iniciada em janeiro de 2020 e chegando ao resultado negativo mais intenso da série deste indicador, iniciada em dezembro de 2012.
Segundo o IBGE, 4 das 5 atividades pesquisadas mostraram avanço no volume de serviços, com destaque para os serviços de informação e comunicação (+2,6%), seguido por transportes (+1,5%) e por serviços prestados às famílias (+4,6%).