Menu

Em meio à pandemia, varejo do Acre cresce 0,9% no mês de outubro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Aos poucos, o comércio varejista do Acre vai mostrando reação ante à quarentena e o isolamento social imposto pela Covid-19. Com a roda da economia girando, o varejo acreano cresceu 0,9% em outubro na comparação com setembro, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quinta-feira (10) pelo IBGE.


O resultado é 0,4% maior que o de setembro deste ano de crise mas, se fizer uma comparação, é 18,2% superior a outubro de 2019, quando ninguém falava em pandemia. Na comparação entre outubro de 2019 e 2020, o varejo do Acre apresentou o 2o maior crescimento do País, perdendo apenas para o Piauí, com 23,0%.

Publicidade

Desde o meio do ano, auge da pandemia, o comércio acreano oscila. Neste fim de ano parece reagir novamente.


Na passagem de setembro para outubro de 2020, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista mostrou acréscimo de 0,9%, com predomínio de resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Bahia (3,5%), Piauí (3,1%) e Mato Grosso do Sul (2,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram cinco das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Tocantins (-5,4%), Roraima (-2,2%) e Pará (-0,7%).


Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre setembro e outubro foi de aumento de 2,1%, com predomínio de resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Paraíba (3,6%), Rio de Janeiro (2,9%) e São Paulo (2,8%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 9 das 27 Unidades da Federação, com destaque para o Espírito Santo (-2,4%).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido