Menu

Durante audiência pública em Plácido, governo promete fortalecer Policiamento Rural

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os casos de violência na zona rural, principalmente com o crescimento do roubo de gado e assaltos em propriedades têm levado preocupação para quem mora no campo no Acre.


Pelo lado do governo do estado, as forças de segurança afirmam que estão atentas e prometem ações estratégicas para coibir a ação dos bandidos. Foi o que se viu durante uma audiência pública realizada nesta quarta-feira, 9, na Câmara de Vereadores de Plácido de Castro.

Publicidade

O encontro foi solicitado pela associação de produtores rurais do município, que registrou nos últimos meses, alguns crimes de roubo de gado e invasão de propriedade rural.


Participaram do encontro o delegado Danilo Almeida, o comandante da Polícia Militar na região, tenente Maxwell Oliveira, o secretário de Produção do Estado, Edvan Maciel e o secretário adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro.


Primeiro a falar no evento, o vereador e produtor rural Márcio Schiavo, o Mineirinho (PSL), disse que a audiência foi solicitada para que as autoridades pudessem ouvir e conhecer o drama que viveram as famílias alvos da ação dos criminosos.


Uma dessas famílias foi do senhor Hélio Barbosa, 65 anos, que teve a propriedade invadida e a caminhonete roubada.


“Vai fazer um ano e não deram resultado pra nossa família”, reclama ele, que mora no km 16 da rodovia AC 475, entre Plácido e Acrelândia.


Depois de ouvir outros relatos, o secretário adjunto de segurança pública anunciou que a pasta vai reforçar o policiamento na faixa de Fronteira, enquanto expande os postos Comunitários de Policiamento Rural. O primeiro deles deve entrar em operação no início de janeiro, na Vila Verde, km 60 da Transacreana. O sub-secretário anunciou ainda a instalação de câmeras em pontos estratégicos onde o tráfego de veículos é intenso, principalmente porque Plácido de Castro é fronteira entre Brasil e Bolívia.


“Vamos investir em tecnologia e policiamento constante nessas áreas. É uma determinação do governador e não vamos recuar diante da criminalidade. Pelo contrário, vamos dar a resposta que a sociedade precisa e trazer também para essa região o policiamento rural. Essa parceria com o pessoal da agricultura vai fortalecer ainda mais o trabalho que pretendemos realizar em todas as regiões do estado”, garante.


O Secretário de Agricultura, Edvan Maciel, disse que além do posto da Vila Verde, a SEPA vai compartilhar o uso da base no Caquetá, localizada no km 70 da BR 317, sentido Rio Branco/Boca do Acre.


Cadastro de propriedades e moradores

O comandante da 2° Companhia do 4° Batalhão de Polícia Militar, tenente Maxwell Oliveira apresentou uma sugestão, que vai facilitar a identificar e controlar o tráfego de veículos e pessoas na zona rural dos municípios do baixo Acre. Ele sugeriu o cadastramento de todas as propriedades e moradores que residem nos ramais. Assim, garante ele, a polícia terá informações mais detalhadas na hora de identificar pessoas que não moram na localidade e que sejam eventuais criminosos. Ficou deliberado que a Associação dos Produtos vai se reunir para apontar os locais que possam receber o monitoramento eletrônico e também organizar o cadastro das propriedades.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido