Estudantes do Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal da Universidade Federal do Acre – UFAC, que pesquisam a riqueza de espécies de planta e de macrofungos nos 5.208 hectares da Área de Proteção Ambiental (Apa) Lago do Amapá registraram uma lista com 101 espécies, sendo 15 delas inéditas para o Acre. Essa informação foi publicada no livro Biodiversidade e Biotecnologia no Brasil – volume 1 (capítulo 9), lançado pela Editora Stricto Sensu (https://sseditora.com.br/ebooks/biodiversidade-e-biotecnologia-no-brasil-1/) no dia 16 de novembro pela graduanda de Ciências Biológicas, Chirley Gonçalves, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Bionorte), Márcia de Araújo Teixeira e pelo professor Marcos Silveira.
A identificação das espécies é realizada através da comparação das amostras coletadas com amostras depositadas em coleções locais e em coleções online, conta com a colaboração de especialistas e de usuários de aplicativos sobre biodiversidade, e com a confirmação da literatura.
Essa lista de espécies de macrofungos da APA é a primeira a ser produzida para uma unidade de conservação do estado. Ela representa mais um passo no rumo a melhoria do conhecimento sobre a riqueza de espécies encontradas no Acre. E é a base para estudos posteriores sobre o potencial alimentar e biotecnológico das espécies, afirmou a doutoranda Márcia Teixeira.
Para a gestora da APA Lago do Amapá, Mirna Caniso, a existência da lista de espécies de cogumelos, reforça a relevância de ações de conservação e manejo. “A partir disso, é possível planejar o cultivo de cogumelos como alternativas produtivas e de geração de renda aos moradores da região”, cita ela.
Com o levantamento das espécies de plantas e macrofungos que ocorrem na área, a pesquisa pretende subsidiar as visitas auto-guiadas à trilha do lago Amapá. Espécies de árvores serão sinalizadas ao longo da trilha e um guia ilustrado com imagens das espécies possibilitará aos usuários da unidade de conservação, o desfrute de uma experiência interativa com a natureza.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…