Menu

Pesquisar
Close this search box.

Estudo descobre 15 espécies de fungos desconhecidos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Estudantes do Laboratório de Botânica e Ecologia Vegetal da Universidade Federal do Acre – UFAC, que pesquisam a riqueza de espécies de planta e de macrofungos nos 5.208 hectares da Área de Proteção Ambiental (Apa) Lago do Amapá registraram uma lista com 101 espécies, sendo 15 delas inéditas para o Acre. Essa informação foi publicada no livro Biodiversidade e Biotecnologia no Brasil – volume 1 (capítulo 9), lançado pela Editora Stricto Sensu (https://sseditora.com.br/ebooks/biodiversidade-e-biotecnologia-no-brasil-1/) no dia 16 de novembro pela graduanda de Ciências Biológicas, Chirley Gonçalves, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Bionorte), Márcia de Araújo Teixeira e pelo professor Marcos Silveira.


A identificação das espécies é realizada através da comparação das amostras coletadas com amostras depositadas em coleções locais e em coleções online, conta com a colaboração de especialistas e de usuários de aplicativos sobre biodiversidade, e com a confirmação da literatura.


Essa lista de espécies de macrofungos da APA é a primeira a ser produzida para uma unidade de conservação do estado. Ela representa mais um passo no rumo a melhoria do conhecimento sobre a riqueza de espécies encontradas no Acre. E é a base para estudos posteriores sobre o potencial alimentar e biotecnológico das espécies, afirmou a doutoranda Márcia Teixeira.

Anúncio


Para a gestora da APA Lago do Amapá, Mirna Caniso, a existência da lista de espécies de cogumelos, reforça a relevância de ações de conservação e manejo. “A partir disso, é possível planejar o cultivo de cogumelos como alternativas produtivas e de geração de renda aos moradores da região”, cita ela.


Com o levantamento das espécies de plantas e macrofungos que ocorrem na área, a pesquisa pretende subsidiar as visitas auto-guiadas à trilha do lago Amapá. Espécies de árvores serão sinalizadas ao longo da trilha e um guia ilustrado com imagens das espécies possibilitará aos usuários da unidade de conservação, o desfrute de uma experiência interativa com a natureza.


Este slideshow necessita de JavaScript.

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido