Menu

Jovem maestro acreano realiza live sobre sons da Bossa Nova nesta quarta-feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para muitos especialistas, a música brasileira vive uma crise. Reconhecida no mundo inteiro, nos últimos anos, a música de massa no país tem ficado restrita quase que exclusivamente ao sertanejo universitário.


Esse “domínio” faz com que as novas gerações conheçam muito pouco da história da música brasileira que encantou e ainda encanta o mundo.

Publicidade

Um exemplo é a Bossa Nova que ganhou admiradores por todo o planeta e fez a música brasileira ser reconhecida internacionalmente.


A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano, criado com o objetivo de modernizar a música brasileira de então.


São inúmeros os nomes que se destacam neste gênero musical. Alguns, no entanto, merecem uma atenção especial.


João Gilberto


João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, conhecido como João Gilberto, foi um dos maiores expoentes da Bossa Nova no Brasil, considerado pioneiro nessa vertente. O músico nasceu em Juazeiro, Bahia, no dia 10 de junho de 1931. Faleceu em 6 de julho de 2019, no Rio de Janeiro. Figura genial, João Gilberto foi compositor, cantor e violonista.


Algumas de suas composições, são: Desafinado, Bim Bom, Acapulco, Hô-Bá-Lá-Lá, Um abraço no Bonfá, Japão (JeVous Aime Beaucoup?), Glass Beads, Minha saudade, dentre outras.


Tom Jobim


Um dos criadores do movimento da Bossa Nova, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, conhecido por Tom Jobim, nasceu no Rio de Janeiro em 25 de janeiro de 1927. Faleceu em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1994.
Dedicado à música, Tom Jobim foi compositor, pianista, maestro, cantor e violonista.


Algumas de suas composições mais emblemáticas, são: Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar, Águas de março, Pela luz dos olhos teus, Samba do Avião, dentre outras.


Vinícius de Moraes

Publicidade

Um dos fundadores do movimento da Bossa Nova, junto a João Gilberto e Tom Jobim, Marcus Vinícius de Moraes, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913. Ele faleceu em sua cidade natal, no dia 9 de julho de 1980.
Personalidade de vários talentos, Vinícius foi poeta, compositor, diplomata, dramaturgo e jornalista.


Algumas de suas composições: Soneto de Fidelidade, Aquarela, Samba da benção, A Felicidade, A Casa, O Girassol, dentre outras.


Em 2005, a música Garota de Ipanema, uma das icônicas músicas da Bossa Nova foi considerada, pela Biblioteca do Congresso norte-americano, como uma das 50 grandes obras musicais da humanidade.


A boa notícia é que ainda existem músicos dispostos a contar, cantar e tocar a Bossa Nova brasileira. Melhor ainda quando se trata de um jovem, acreano, e de muito talento.


Com apenas 24 anos, Geovanne Souza, tem um currículo de veterano. É maestro, multi instrumentista, arranjador e professor de música. E claro, apaixonado por Bossa Nova. “Desde pequeno eu sempre tive contato com música, já que meus pais também são músicos. Eu sou apaixonado por samba e Bossa Nova. As músicas da Bossa Nova cada uma conta uma história, tem todo um propósito em sua composição”, diz Geovanne.


Para quem gosta ou ainda não teve o privilégio de ouvir os grandes clássicos da Bossa Nova, a oportunidade é nesta quarta-feira, 9, com a live Sons da Bossa Nova, com Geovanne Souza & Trio. Além do próprio Geovanne, vão está presentes Bismarck Oliveira no baixo elétrico, Jarde Souza no violão e João Gabriel na percussão.


A live acontece a partir das 19 horas e pode ser assistida no Facebook: facebook.com/geovanne.souzadelima


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido