O governador do Acre, Gladson Cameli, e o prefeito eleito de Rio Branco, Tião Bocalom, cumpriram agenda nesta terça-feira, 8, na cidade de Araguari, no interior de Minas Gerais, onde foram recepcionados pelo empresário Edson Trebeschi, dono dos Tomates Trebeschi, a maior indústria de comercialização de tomates Premium da América do Sul.
O encontro teve como objetivo abrir a possibilidade para que a empresa estabeleça uma filial no Acre. Cameli e Bocalom mostraram as vantagens para investir no estado com a plantação de produtos agrícolas e processamento industrial.
A Trebeschi tem mais de 1200 hectares de plantações de tomate em diferentes áreas. Além disso, nos estados de Minas, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Bahia e Ceará processa outros produtos agrícolas como milho, alho, pimentão, abóbora, entre outros. ,São 40 itens alimentares diferentes produzidos com uma sofisticada tecnologia para garantir a qualidade dos seus produtos. A empresa gera cerca de 2500 empregos diretos e indiretos e tem o reconhecimento no mercado nacional por processar legumes gourmet.
A sugestão é que seja realizado um estudo no Acre para avaliar produtos a serem cultivados e processados no estado, o que acarretaria na geração de centenas de empregos. O governador Gladson ficou entusiasmado com aquilo que viu. “Essa empresa é um grande exemplo pra nós que queremos um Brasil diferente com oportunidades para as pessoas. Faço questão que se instale no Acre porque estamos próximos do Oceano Pacífico, com uma estrutura toda montada, para que possam plantar e processar alimentos para atender o nosso mercado interno e exportar através dos Portos Peruanos”, afirmou Cameli.
Bocalom que tem uma ligação forte com a agroindústria acredita que como prefeito em parceria com o governo do Estado poderá colocar em prática o projeto que tem defendido de produzir para empregar. “A visita a esse indústria foi para o governador ver o setor produtivo dessa região de Minas e, sobretudo, da Indústria Trebeschi. Porque quando se fala em investimento na Amazônia o empecilho é o medo da sustentabilidade não acontecer. Mas a Trebeschi, como vimos, produz de maneira sustentável com absoluto respeito ao meio-ambiente. Temos que equilibrar a economia ao meio ambiente dando oportunidades de empregos à nossa sociedade. Queremos respeitar os seres humanos que moram na Amazônia. Não vamos cuidar só de macacos e árvores mas de todos os seres viventes da nossa região”, ponderou Bocalom.
O diretor-presidente Edson Trebeschi se mostrou interessado em conhecer o Acre e realizar um estudo para instalar uma planta industrial da sua empresa. “Já está no DNA da Trebeschi trabalhar em outras fronteiras e a visita do governador com o prefeito eleito de Rio Branco nos deixa entusiasmados para ver possibilidades de investimento no Acre. Atendemos atualmente o Norte do Brasil com produção vinda do Sudeste e do Centro-Oeste. Então vejo com bons olhos a possibilidade da Trebeschi ter uma base no Acre para a distribuição dos nossos produtos em toda a região. Vamos fazer um estudo de quais os produtos poderemos viabilizar, mas estamos com uma grande expectativa de podermos somar com a população do Acre num projeto que possa gerar parcerias, empregos e alimentos saudáveis compatíveis com o clima da Amazônia”, destacou o empresário.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (22) a atualização da composição…
Dos 32.260 candidatos que voltaram a disputar vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme…
Mais de 100 advogados de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima votam nesta…
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22), maioria de seis votos para manter…
O Conselho Superior da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Acre (AGEAC) publicou…
O Instituto Quadrix, banca responsável pelo certame do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre…