Menu

Acre sedia 1º Encontro Regional de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Civil do Acre, por meio da Academia da Polícia Civil do Acre (Acadepol), sedia 1º Encontro Regional de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro da região Norte do país. O encontro teve início na tarde desta segunda-feira, 7, no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e termina na próxima sexta-feira, 11.


O evento, capitaneado pela Acadepol, tem como finalidade a promoção, integração e troca de experiências exitosas com representantes das polícias civis da região Norte.

Publicidade

Participam do encontro agentes de Polícia Civil dos municípios acreanos, como também delegados e escrivães que, durante cinco dias, receberão aprimoramento investigativo diferenciado e informações sobre a necessidade da integração com uso tecnológico de combate à criminalidade, sobretudo nos crimes que incidam em organização criminosa e lavagem de dinheiro.


Durante a abertura, o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes, destacou que é uma grande honra para o Acre ser o anfitrião deste primeiro encontro, tendo em vista os grandes desafios impostos.


Delegado-geral de Polícia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes, destacou que é uma grande honra para o Acre ser o anfitrião deste primeiro encontro, tendo em vista os grandes desafios impostos.


“Quero salientar a importância desse evento para o aprimoramento do combate à criminalidade. É imprescindível que nós façamos a asfixia do crime de lavagem de dinheiro, como também de organização criminosa, retirando os ativos criminais para que possamos avançar ainda mais na defesa da supremacia do direito público com a manutenção da segurança pública”, destacou Josemar.


Para o representante do Ministério da Justiça, André Luiz Timoni, o evento é fundamental para o avanço no combate ao crime. “É diretriz do Ministério da Justiça integrar as forças de segurança e avançar na descapitalização do crime”, ressaltou.



O Ministério Público do Acre, representado pelo promotor de Justiça Rodrigo Curti, avaliou de forma positiva a realização do evento. “Nós temos uma ação destacada no combate ao crime organizado em parceria com a Polícia Civil do Estado do Acre e julgamos como muito proveitoso o evento e o tema, que está em voga, diante da nova realidade de crimes virtuais”, destacou Curti.


Os temas que serão abordados pelo palestrante, delegado Cristiano Reschke, durante os cinco dias de evento fazem parte de um cronograma de atividades preparado especificamente: Aspectos históricos, Origem e evolução, Sistema prisional, Impactos na criminalidade, Estratégias, Sistema de Justiça Criminal e Recuperação de ativos criminais, Estudo de caso e legislação vigente.


A solenidade de abertura do encontro contou com a presença do delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro e representante do Ministério da Justiça, André Luiz Timoni. Representando o Tribunal de Justiça do Acre, participou o juiz Robson Aleixo, titular da Vara de Combate às Organizações Criminosas; representando o Ministério Público do Acre, o promotor de Justiça Rodrigo Curti.


Também participaram da abertura do evento, o diretor da Acadepol e diretor Administrativo e Tributário da Sefaz, Clovis Monteiro; o secretário-adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro; o delegado Getúlio Monteiro; delegado-geral de Polícia Civil do Acre, Josemar Moreira Portes; além do delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Cristiano de Castro Reschke (palestrante).

Publicidade

Com informações da Ascom-PC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido