Menu

Pesquisar
Close this search box.

Nuvens negras no horizonte 

A DERROTA acachapante do PT na última eleição municipal, onde foi o seu maior reduto eleitoral, Rio Branco, é para deixar preocupada a sua direção com o futuro do partido, na eleição de 2022, quando se disputará vagas para o governo, Senado, Câmara Federal e na ALEAC. As urnas mostraram que, a população não anistiou o PT. Pelo contrário: a aversão continua muito forte. Colabora mais para a formação de nuvens negras no horizonte do petismo, as coligações proporcionais estarem proibidas. Terá que ter chapa própria para estadual e federal. O seu principal aliado, o PCdoB, como o próprio PT, não conseguiu eleger um vereador na capital.


Muitos fatos podem acontecer até a eleição, mas nem no plano nacional se consegue ver uma luz no fim do túnel para os petistas. Disputar fora do poder não fez bem ao PT na última eleição.


O deputado Léo de Brito (PT) lançou o ex-senador Jorge Viana (PT) para o governo em 2022. É de fato uma das maiores lideranças da sigla, mas o tempo passa, o tempo voa, e a memória do eleitor esquece. O Jorge Viana (PT) hoje não dá mais autógrafos quando anda pelas ruas. E nem tem mais cargo para distribuir.


APOSTA DO PT


DIRIGENTES PETISTAS vêm na prefeita Fernanda Hassem (PT), a coordenadora ideal no Alto Acre das candidaturas ao governo do Jorge Viana e da reeleição do deputado federal Léo de Brito (PT).


PROVAS CONTUNDENTES


PELO QUE FOI REVELADO na denúncia, as provas de abuso do poder econômico pela prefeita eleita de Tarauacá, Maria Néia (PDT), são contundentes. Ao que parece neste fato é que, supostamente fizeram pouco caso com as recomendações da justiça eleitoral.


OS TEMPOS SÃO OUTROS


NÃO HÁ MAIS lugar para alguém usar do poderio econômico para comprar votos, porque além de desleal, fere a lei. Neste caso de Tarauacá a denúncia tem que ser apurada rápida e com rigor, e antes da diplomação, seja para absolver ou condenar.


MISSÃO COMPLICADA


O PREFEITO ELEITO Tião Bocalom (PT) começa o mandato com um foco complicado: o de fazer uma gestão melhor do que a da prefeita Socorro Neri (PSB), que teve mais acertos que erros.


FORA DA GESTÃO


A DERROTA da Socorro Neri não passa pela avaliação da sua gestão, mas pelo problema de não ter conseguido a empatia com o eleitor durante a sua campanha. E, eleição se ganha e se perde.


VOLTO BISAR


O PROBLEMA da prefeita Socorro Neri e de seus assessores mais próximos vai começar para valer depois do mandato, quando os ataques vão pipocar. Justamente, quando precisam de alguém para defender. E, ao que parece não avaliaram o pós-mandato.


CARNE E UNHA


O VICE-GOVERNADOR Major Rocha e o senador Márcio Bittar (MDB) apararam as antigas arestas e passaram a ser carne e unha nas conversas políticas, visando a eleição de 2022.


ERRO PRIMÁRIO


O SENADOR Márcio Bittar (MDB) comete um erro primário ao colocar o MDB no pacote de discussão da formação de uma frente política para 2022, deixando de lado o deputado federal Flaviano Melo (MDB). Imaginar que pode lhe atropelar, é sonho.


VÔO MAIS ALTO


O PREFEITO de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB) pensa em voar mais alto na eleição de 2022, disputar uma cadeira de deputado federal. É um nome que não entra apenas para figurar.


CHAPA ENCORPADA


QUEM TAMBÉM poderá tentar uma vaga na Câmara Federal na próxima eleição é o deputado Roberto Duarte (MDB). A se confirmar a sua candidatura, o MDB teria uma chapa encorpada com Flaviano Melo, Jéssica Sales, Mazinho, e o próprio Duarte.


PRECISA COMEÇAR AGORA


O GOVERNADOR Gladson tem de começar a recompor a sua base política – estraçalhada após a eleição municipal – a partir de agora. Tem que saber com quem contará para a reeleição. Não pode dar espaço a quem não o acompanhar na sua reeleição.


PASSA PELA REPACTUAÇÃO


NÃO HÁ OUTRO caminho para o governador Gladson Cameli que não passe pela repactuação de espaços no seu governo. Tem partido nanico com mais de cem cargos de confiança, e partidos grandes com pouca presença ou fora da sua administração.


RECLAMAÇÃO RECORRENTE


É UMA RECLAMAÇÃO recorrente entre os deputados estaduais, que são os que votam os projetos do governo, de que não se conformam de ter partido sem um estadual e com duas secretarias. É uma realidade da qual o Gladson não poderá fugir.


NÃO CABE HIPOCRISIA


TODOS OS CONSELHEIROS do TCE estão em seus cargos por indicações políticas, dentro de um contexto partidário. Não há nenhum concursado. Hipocrisia, pois, se querer se rotular a indicação do advogado Ribamar Trindade como levar a politização ao órgão, por ter o nome indicado pelo governador.


CEM DIAS


É natural que sejam dados os cem dias de tolerância para o prefeito eleito Tião Bocalom mostrar se será ou não um gestor que vai quebrar velhos paradigmas, ou repetirá a mesmice.


CAMINHO CORRETO


NÃO EXISTE caminho mais correto para a escolha do seu secretariado do que se dar dentro do grupo que apoiou a sua candidatura, e pautado no critério da competência.


O JAPONÊS QUE DERRETEU


O FATO que foi um ponto fora da curva na última eleição municipal na capital foi o candidato Minoru Kinpara (PSDB) não chegar ao segundo turno. Liderou as pesquisas até próximo da eleição, e desabou na reta final. Faltou-lhe uma base política.


NÃO SOMOU NADA


A ALIANÇA com o PSL não lhe rendeu nada em termos de apoio na sua campanha, ao não ser alguns minutos no horário eleitoral. Disputou a eleição praticamente só, sem um arco de aliados.


CARTA DE LIBERAÇÃO


O BLOG tem a informação que a direção do PSL deverá oferecer ao deputado Wendy Lima (PSL), que esteve na campanha do Tião Bocalom (PP), uma saída honrosa, com uma “carta de liberação”.


CHAPA SEM FIGURÕES


O PSL quer formar uma chapa para disputar vagas de deputado estadual em 2022, sem ninguém com mandato, para se tornar mais atrativa. No aspecto político, o PSL está no caminho certo.


SÓ SE CHAMAR


O SENADOR Petecão (PSD) diz que não vai se furtar a conversar política com o governador Gladson Cameli, mas somente se for procurado. Ambos não conversam faz bom tempo.


FRASE MARCANTE


“As boas amizades são como o bom vinho; melhoram com o tempo”. Monteiro Lobato, escritor brasileiro.


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.