Menu

Dos 1.277 inscritos,1.140 fizeram a prova do Revalida em Rio Branco neste domingo (6)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A grande maioria dos inscritos na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020 realizaram prova neste domingo, 6 de dezembro.


Em Rio Branco, uma das 13 cidades escolhidas para a prova, dos 1.277 inscritos 1.140 compareceram e fizeram o Revalida.

Publicidade

A aplicação ocorreu em dois turnos (matutino e vespertino) para mais de 15 mil participantes. Os gabaritos preliminares serão divulgados nesta terça-feira (8).


Ao longo do dia, os procedimentos foram realizados conforme o previsto no edital. As provas regulares começaram às 8h e terminaram às 19h30. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também garantiu o tempo adicional aos participantes que requisitaram o recurso e tiveram a solicitação aprovada.


O presidente do Inep, Alexandre Lopes, chamou a atenção para a importância da aplicação do Revalida 2020 diante das dificuldades enfrentadas em função da pandemia de Covid-19. “Havia um pedido grande pela realização do Revalida e o Inep conseguiu aplicá-lo”, disse. Lopes ponderou, ainda, os esforços da autarquia para aperfeiçoar o exame, para além da aplicação deste domingo. “Neste momento de incertezas que estamos vivendo, fomos capazes de estruturar a aplicação e revisar a matriz de prova. Houve um trabalho para aplicar uma prova melhor. Conseguimos organizar, fazer as inscrições e realizar o exame com sucesso, sem intercorrências significativas. Garantimos a aplicação com segurança sanitária e mostramos que o Inep está preparado, mesmo em uma situação de pandemia, para a realização dos exames e das avaliações que são importantes para a sociedade”, complementou.


Além de Rio Branco, o Revalida foi aplicado em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).


Somente os aprovados na primeira etapa podem participar da segunda. Uma novidade desta edição é que, se o médico formado no exterior reprovar na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nessa fase, nas duas edições consecutivas. Anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início. Cronograma, diretrizes e procedimentos da segunda etapa serão publicados, posteriormente, em edital próprio.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido