Categories: Cotidiano Notícias Política

Por conta de abstenções, Mourão diz que fim do voto obrigatório é “algo a se pensar”

Published by
Leônidas Badaró

O balanço final das eleições municipais de segundo turno, divulgado pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trouxe os números referentes ao quantitativo de eleitores que foram ao pleito no último dia 29 de novembro. O boletim indicou que 29,47% do eleitorado, ou 11.116.373 votantes não depositaram suas escolhas para gestores.


No Acre, os números, de acordo com a justiça eleitoral, foram maiores que a média nacional e chegaram a 32,11% do eleitorado.


Para o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, o coeficiente abre brecha para se repensar a obrigatoriedade do voto. “É uma abstenção alta. Nos últimos anos ela já vinha [crescendo], acredito que aumentou por causa da pandemia”, disse Mourão. “Há algum tempo já se discute a questão do voto obrigatório aqui no Brasil, quando você vê candidato eleito com menos votos que os brancos, nulos e abstenções, isso é algo a se pensar.”


O total de votos brancos somou 1.035.217 (3,89%), e os nulos foram 2.344.085 (8,81%). Para o cientista político e advogado Valdir Pucci, visto o alto índice de abstenção influenciado pelas baixas penalidades aplicadas a quem contraria a obrigatoriedade do voto, pouca coisa deveria mudar caso esta condição fosse retirada.


“Essa obrigatoriedade é meio relativa já que a pessoa pode deixar de sofrer penalidade se justificar a ausência do voto ou se pagar uma multa que hoje gira em torno de R$ 4,00. Ou seja, é uma penalidade muito baixa para o não comparecimento. Por isso que hoje as pessoas pesam na balança e entendem ser melhor não comparecer e depois pagar a multa. Entendo que com o fim da obrigatoriedade no país, nós não teríamos uma grande diferença do que nós temos hoje, justamente por causa desse entendimento”, avalia.


O voto nem sempre foi obrigatório no Brasil. Desde o período colonial, o voto era restrito a homens livres e as eleições eram locais. Com a independência, em 1822, ele continuou a ser censitário, ou seja, restrito a uma parcela da população definida por renda. Apenas em 1932, as mulheres receberam o mesmo direito ao voto que os homens, e o mesmo passou a ser secreto.


Fonte: Brasil 61


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Ministério Público recomenda criação de Centro de Zoonoses em Sena Madureira

A Promotoria de Justiça de Sena Madureira emitiu uma recomendação para a implementação de um…

07/05/2024

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula e vai a R$ 40 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.721 da Mega Sena, sorteadas nessa terça-feira (7)…

07/05/2024

Atlético-MG vence Rosario e é o 1° classificado às oitavas da Libertadores

O Atlético-MG dominou o Rosario Central, venceu os argentinos fora de casa por 1 a…

07/05/2024

Corinthians renasce no 2º tempo, bate lanterna e respira na Sul-Americana

O Corinthians foi praticamente inofensivo no primeiro tempo, mas melhorou na volta do intervalo e…

07/05/2024

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Para evitar uma possível escalada no preço arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai…

07/05/2024

Claudia Raia detalha relacionamento com Jô Soares: ‘Meu primeiro grande amor’

Claudia Raia foi questionada sobre alguns dos relacionamentos que teve ao longo de sua vida…

07/05/2024