Menu

Governo anuncia capacitação de gestores da educação para a retomada segura das aulas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, realizou uma coletiva na manhã desta quinta-feira, 03, para anunciar a capacitação de gestores públicos acerca de como ocorrerá a retomada segura das atividades presenciais nas escolas, no contexto da pandemia da Covid-19.


Em coletiva, a diretora de ensino da SEE, Denise Santos, afirmou que o curso ofertado pela SEE será em parceria com a vigilância sanitária e que, ao final, todos os gestores que participarem do curso irão receber um certificado da vigilância dizendo que estão aptos à retomada segura das atividades escolares.

Publicidade

A gestora destacou que a formação acontece de forma online e tem o objetivo de preparar as equipes da educação para o retorno dos estudantes às salas de aula, que estão previstas para ocorrer em março de 2021. As aulas estão suspensas desde o dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19.


Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet, por videoaula, pelo rádio, com audioaula, pela televisão e também pelo material impresso adquirido nas escolas.


O médico infectologista, Thor Dantas, voltou a falar da necessidade do uso de máscaras, álcool gel, distanciamento físico e higienização das mãos e destacou que a capacitação se trata de garantir um retorno ao “novo normal” aos estudantes e aos profissionais da educação.


“Essa capacitação se trata de garantir um retorno mais seguro tanto aos profissionais da educação quanto aos alunos. Eu acredito muito na escola como um aliado e como um ambiente que possa ajudar a educação da nova geração ao “novo normal” e que ajude a construir uma nova estratégia em relação à prevenção desse vírus. Parabenizo a todos que estão nessa empreitada”, afirmou Thor.


Em uma possível retomada, as unidades de ensino que tiverem interesse em voltar às aulas presenciais deverão obedecer uma série de medidas sanitárias, como distanciamento de 1,5 m entre as carteiras, disponibilização de álcool em gel, organização de horário para evitar aglomerações nos diversos ambientes escolares, inclusive, banheiro e entre outros.


As famílias que não se sentirem seguras para enviar seus filhos às escolas não terão o ano letivo prejudicado. O ensino remoto pela televisão, rádio e internet continuará sendo ofertado.


As escolas terão profissionais capacitados em treinamento ofertado pelas vigilâncias sanitárias municipais, com apoio da Vigilância em Saúde Estadual, para implantação dos protocolos sanitários nos estabelecimentos.


Para iniciar a primeira fase, o decreto determina ainda que as instituições devem encaminhar planos de retomada e contingência, incluindo protocolos sanitários, autodeclaração de conformidade sanitária e termo de compromisso ao Conselho Estadual de Educação ou aos Conselhos Municipais de Educação.


Os responsáveis pelas instituições ou unidades de ensino devem comunicar aos órgãos de vigilância em saúde estadual e municipais casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 identificados em alunos ou colaboradores.


Cada unidade de ensino deve ainda criar um comitê escolar com a função de promover ações de divulgação e fiscalização do protocolo sanitário.

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido