Menu

Polanco é eleito novo presidente do Tribunal de Contas do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em sessão remota nesta quinta-feira, 3, o Tribunal de Contas do Acre elegeu seu novo presidente para comandar a Corte pelos próximos dois anos. Trata-se do conselheiro Ronald Polanco. O atual presidente, conselheiro Cristovão Messias, foi eleito vice e conselheiro Valmir Ribeiro será o corregedor. A conselheira Dulcineia Benício tomará conta da Ouvidoria do órgão.


A eleição ocorreu em meio a uma disputa judicial e foi antecipada com o intuito de que o secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, que teve sua posse adiada por meio de uma decisão do Ministro do STF, Luiz Fux, não concorresse ao pleito. Os membros do TCE entendem que a vaga deveria ser da auditoria Maria de Jesus, mas por esta ter 65 anos, não cumpriria o requisito de idade. O nome dela foi reprovado na Assembleia Legislativa sob esse argumento da idade e por meio de uma decisão do Pleno do Tribunal de Justiça, o governador Gladson Cameli resolveu indicar Trindade, que foi sabatinado e aprovado pelos deputados e foi nomeado em outubro.

Publicidade

Antes do impasse jurídico, as eleições na Corte seguiam a tradição de um relógio. Este ano, se não tivesse morrido em decorrência do covid-19, o conselheiro José Augusto de Faria seria o presidente, mas em meio a essa disputa de poderes, dois nomes foram postos: o de Polanco e da também conselheira Naluh Gouveia, que acabou retirando o nome da disputa após consenso da corte.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido