Renault e Hyundai representam a geração dos carros compactos, os rivais são os mais vendidos da categoria – Foto: Divulgação Renault e Hyundai
O segmento de carros compactos é o maior do mercado nacional. Além de responder por mais da metade das vendas, com o maior número de ofertas, embora mais amplo, o Renault Sandero sempre se posicionou entre os modelos de entrada. Mas, nos últimos tempos, tornou-se mais sofisticado, com versões cada vez mais equipadas. Agora, na segunda geração, também tem opções no topo da categoria. Nesta comparação, equiparamos o Sandero a um dos mais novos, mais vendidos e cobiçados rivais do segmento, o HB20.
Pode-se dizer que a disputa entre os dois veículos foi mais equilibrada na comparação da aparência dos modelos de carros econômicos. A Renault cuidou do Sandero de segunda geração, com frente nova e mais imponente e carroceria de linha mais lisa e elaborada, enquanto o HB20 mostra seu estilo, que já está registrado em modelos mais caros da marca, como o sedã Elantra. Porém, em outros aspectos, as diferenças entre os carros são claras porque, apesar de competir pelo mesmo consumidor, cada fábrica concentrou sua energia em aspectos diferentes.
Esse é uma das opções disponíveis no segmento de hatches compactos no mercado brasileiro. O modelo antigo, conhecido em nosso país, destaca-se como o único entre as versões esportivas “tradicionais” do R.S. com um motor 2.0 flex. Em julho de 2019, a marca francesa anunciou o restyling Sandero em todas as suas variantes, o que também afetou Logan.
Essas mudanças começam com o visual que o Sandero 2020 trouxe com novos para-choques e grade frontal, luzes diurnas de LED e novas lanternas de LED que atacam a tampa do porta-malas. A abertura dessa capa também mudou, agora é feita com o botão localizado dentro do logotipo da marca.
Outra novidade muito importante foi o surgimento da caixa de câmbio CVT, que é conectada ao motor 1.6. Além disso, o hatch francês foi mais seguro, com quatro airbags em todas as versões, bem como controle de tração e estabilidade com o assistente de rampa nas versões com caixa de câmbio CVT.
No interior, os passageiros verão um interior mais confortável, com novos assentos e um centro multimídia da Apple Carplay e Android Auto. O volante também foi atualizado e o controle do vidro traseiro passa do console central para a porta do motorista.
As versões do novo Sandero 2020, que foram vendidas separadamente, também tiveram suas novidades. Por exemplo, o esportivo RS ganhou com novas rodas de diamante preto de 17 polegadas, pinças de freio vermelhas e outros pequenos detalhes. Por dentro, o teto é preto e os bancos apresentam listras vermelhas, bem como detalhes em fibra de carbono.
O Sandero Stepway 2020 ganhou um novo para-choque com engastes cromados, capô preto com lanternas LED, novas rodas de 16 polegadas e detalhes internos que remetem à versão. A única opção em todas as versões e configurações do Sandero 2020 é a cor branca ou metálica do corpo.
O novo HB20 2020 chega com novas formas e propostas que incluem design mais arrojado, conforto e comodidade, segurança e um motor mais eficiente. Disponível nas versões HB20, HB20S e HB20 Cross, o compacto busca se reinventar para continuar atraindo o consumidor brasileiro.
Com mais de 1,1 milhão de unidades vendidas, mesmo o HB20 usado adota uma filosofia de design que se concentra na sensualidade esportiva. O interior do HB20 é totalmente marrom, incluindo painel, bancos, portas e acabamentos. No HB20S, o interior é cinza claro em todas as versões, incluindo bancos, painel, portas, etc. Já o HB20 Cross apresenta um interior preto e bancos em cinza escuro com detalhes de acabamento em vermelho. Além do HB20 Cross, existem três tipos de acabamentos e modos de tom no HB20 e no HB20S, mas ele tem duas opções, uma é analógica e a outra é analógica e digital. O ar condicionado funciona sob o mesmo padrão, a versão mais barata usa o manual e a versão mais cara usa números. Cinco modelos de calotas de 14 “e rodas de liga leve de 15” e 16 “. Outro destaque do Novo HB20 é o motor Kappa 1.0 T-GDi 12V com três cilindros, duas válvulas de distribuição variável, injeção direta flex, turbo alimentador com intercooler e partida a frio, sem bico aquecedor.
O corpo do novo 2020 HB20 é feito de 30% de aço de ultra-alta resistência e foi estruturalmente reforçado para torná-lo mais forte. É equipado com quatro airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de rampa, cintos de segurança e encostos de cabeça completos, direção elétrica, paddle shifters (T-GDi) e ar condicionado manual ou automático.
Além disso, oferece ainda espelhos retrovisores com dobragem elétrica, detecção de pedestres com travagem automática e aviso de intrusão de via. Sensores de estacionamento, bluemedia multimídia com tela de 8 polegadas e sistemas Android Auto e Car Play, câmera de visualização traseira com monitoramento traseiro por alguns segundos. Nas versões mais baratas do HB20 2020, ele terá um rádio blueAudio simples. É equipado com duas portas USB, uma para carregar e outra para conectar ao carro.
Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam os novos modelos do Sandero e do Hb20!