Conecte-se agora

Gladson “faz a limpa” e exonera presidente e diretores do Depasa

Foto:  Secom-AC

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) costuma nunca sair de pauta. Seja pela constante falta de água que rotineiramente afeta a população de Rio Branco e do interior, como pelos escândalos recentes, que resultou, inclusive na prisão de gestores da autarquia.

A verdade é que o Depasa é uma constante dor de cabeça para o governo. A paciência do governador Gladson Cameli parece ter chegado ao fim.

Na edição desta quarta-feira, 25, do Diário Oficial, o governador fez o que o acreano costuma chamar de “limpa” no órgão e exonerou toda a cúpula do Depasa.

A primeira exoneração já começa pelo presidente da autarquia. Luiz Felipe Aragão Werklaengh foi demitido. Para seu lugar, Gladson nomeia Waleska Lima Bezerra Dessotti que era chefe de departamento no próprio Depasa.

Quem também caiu foi Mamede Aruda Bucar de Arruda Neto. Ligado ao ex-presidente do Depasa, Tião Fonseca, preso sob acusação de desvio de recursos públicos da autarquia deixa o cargo de diretor administrativo e financeiro.

Outra vítima da caneta de Cameli é o ex-vereador Luiz Anute dos Santos, que foi exonerado do cargo de diretor executivo do Depasa.

O que o usuário do Depasa se pergunta é se as mudanças são apenas novos rearranjos políticos ou se realmente a autarquia que presta um serviço considerado essencial vai viver novos dias.

Acre

Acre evolui, mas segue entre os piores em liberdade econômica

Publicado

em

O Acre segue entre os piores Estados no Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual, elaborado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica. A economia acreana é a 22ª no ranking, recebendo nota 7,15 e ganhando apenas do Amazonas, Rio Grande do Sul, Piauí e Maranhão.

O IMLEE é produzindo baseando-se em metodologia do Fraser Institute do Canadá. As bases de dados se referem ao ano de 2018.

Vale observar que apesar de manter-se entre os piores há alguns anos, o Acre tem crescido em sua avaliação, saindo de nota 4,29 em 2015 para a atual 7,15. A evolução em termos percentuais é de 26,6%.

Roraima figura em 1º lugar no indicador, com 8,92, e São Paulo com 8,45 pontos. O índice varia de zero (menos liberdade) a dez (mais liberdade) e é uma medida relativa de desempenho dos estados. Apesar de citar o distrito federal na apresentação do estudo, não há a nota da capital do Brasil na avaliação.

Dos três grandes eixos avaliadores, o Acre se sai muito mal em ´Regulamentação e liberdade nos mercados estaduais de trabalho´.

No relatório de 2020 (dados de 2018), o estado de São Paulo continua figurando como um dos que detém maior liberdade econômica, juntamente com Espírito Santo, Pará, Roraima e Rondônia. É interessante notar que o estado com melhor posicionamento no ranking, Roraima, atingiu nota 8,92 – ou seja, bastante elevada em termos da série histórica.

Continuar lendo

Acre

Médica relata ameaças de morte após demissão de vigilantes

Publicado

em

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) recebeu dezenas de queixas sobre a falta de segurança no local, devido a falta de pagamento do governo para a empresa Protege, que resultou em uma série de demissões de vigilantes. O caso foi divulgado neste sábado, 31.

Um dos casos foi revelado por uma médica, que não quis se identificar, e que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sobral. Segundo ela, houve ameaça contra a vida. “Fui ameaçada de morte mais de uma vez, aqui, na emergência. Tenho medo de um dia levar um tiro”, desabafou.

De acordo com o sindicato dos médicos, o caso pode acarretar em responsabilização de gestores que ignorarem os relatos. A direção já tomou algumas providências, que serão cobradas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em busca da resolução do problema de forma imediata.

“Há anos, o Sindicato vem cobrando melhorias, com uma quantidade maior de seguranças e até a abertura de postos fixos para policiais militares, mas o governo vem ignorando”, alertou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.

Ítalo Maia, diretor sindical, ressaltou que os relatos geram muita preocupação e representam a possibilidade de existir mortes, como a ocorrida em Sena Madureira, em 2014. “O governo atuará depois que existir alguma morte? Pacientes, acompanhantes e servidores são vítimas de furtos, assaltos, ameaças e agressões, mas o poder público não apresenta resolução”, declarou.

Continuar lendo

Acre

Nicolau Júnior destaca parceria no aniversário de Rodrigues Alves

Publicado

em

Apesar do aniversário de 29 anos de Rodrigues Alves, localizado no Vale do Juruá, ter acontecido na quarta-feira, o ponto alto da celebração foi nesta sexta-feira, 30, com o anúncio de investimentos por parte do Governo do Estado que somam mais de R$ 6 milhões de reais e beneficiam todas os municípios da região.

O encerramento das comemorações aconteceu com uma solenidade na quadra da escola Francisco Braga de Souza, onde o governador Gladson Cameli, junto com os prefeitos Jailson Amorim, de Rodrigues Alves, Isaac Lima, de Mâncio Lima e Zequinha Lima, de Cruzeiro do Sul, assinou convênios, termos de doação e ordens de serviço.

Convidado para o evento o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior (Progressistas), destacou a importância da parceria entre estados e municípios para o desenvolvimento do Acre.

“Continue ajudando dessa forma os municípios. E assim que vamos avançar na melhora da qualidade de vida da nossa população. Precisamos dar as mãos seja governo, prefeituras e nós do Poder Legislativo que não medimos esforços para ajudar nas iniciativas que beneficiam a população”, disse.

Nicolau destacou ainda o fato do governo ter levado todos os secretários à região “isso é muito bom. Os secretários estão aqui vendo se perto as dificuldades dos municípios. Muitas vezes, o secretário não tem conhecimento porque está em Rio Branco. Esse novo modelo de gestão é maravilhoso porque aproxima ainda mais o governo dos municípios”, enfatizou.

Continuar lendo

Acre

Matheus Ceará fará apresentação no Acre dia 14 de agosto

Publicado

em

Com carisma e talento, o humorista Matheus Ceará fará uma apresentação na Villa Rio Food Park, às 19 horas, do próximo dia 14 de agosto, em Rio Branco.

Os ingressos para apresentação podem ser adquiridos na Vila Rio, Via Verde Shopping ou na Ótica Novo Estilo, no valor de R$ 200,00 uma mesa para quatro pessoas. Antes do show, Matheus Ceará será entrevistado pelo CipódCast, exibido pelo ac24horas.

Nascido em Fortaleza (CE), o humorista lançou seu primeiro show de piadas aos 14 anos de idade. Os personagens surgiram por causa da timidez que tinha em subir ao palco de cara limpa. Martone já participou de concursos de humor e já fez várias participações em programas de televisão.

O show terá todas as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19, como capacidade reduzida, medidas de higiene e distanciamento social, sendo permitida a retirada da máscara somente na própria mesa.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas