Reeleito prefeito de Marechal Thaumaturgo, o indígena ashaninka Isaac Piyãko, do PSD, diz que vai reparar o que considera um erro da sua atual gestão e buscar parcerias com associações, cooperativas e povos indígenas do município. Ele quer fortalecer a agricultura familiar, ampliar e diversificar a produção agrícola e comprar ainda mais itens regionais para a merenda escolar.
Apesar de ser indígena, Piyãko reconhece que neste primeiro mandato atuou mais na parte urbana de Marechal Thaumaturgo. Agora, o foco será as comunidades rurais, ribeirinhas e aldeias.
“Na prática, é fazer açudes para a piscicultura, garantir equipamentos, investimentos e meios para ampliar e diversificar o que se planta. É produzir comida para a segurança alimentar e vender o excedente para o mercado e também para a merenda escolar”, explica.
Além dos 60% de itens locais comprados para a merenda escolar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o prefeito quer ampliar a quantidade.
“Estamos falando de galinha e ovos caipira, verduras, frutas e mandioca, tudo produzido aqui em Marechal Thaumaturgo, que é inserido na merenda escolar. Vamos pôr o peixe também e ampliar a quantidade e qualidade do que produzimos em Marechal Thaumaturgo”, garante, ressaltando que no município há mais de 40 tipos de feijão.
Obras de saneamento, com a garantia de água de qualidade nas aldeias e comunidades também é uma das prioridades da gestão que Isaac Piyãko a partir de janeiro de 2020.
Piyãko terá “tranquilidade política” para trabalhar. Dos 9 vereadores eleitos, ele conta com 7 em sua base: 3 de seu partido, o PSD, 1 do Solidariedade, 1 do PP, 1 do PCdoB e 1 do PSDB. Acredita que poderá ter oposição de um vereador do PT e outro do MDB, mas cita que vai buscar sempre entendimento com todos. “O que quero é diálogo com a Câmara”, afirma Isaac.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…