Menu

Procon compartilha orientações sobre uso do novo sistema de pagamentos, o PIX

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta semana, um novo sistema de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central, começou a funcionar em todo país. Trata-se do PIX, que permite aos correntistas, efetuar diversas transferências financeiras, por meio de smartphones, tablets e celulares.


A operação é concluída em poucos segundos, onde pode transferir fundos para outras pessoas, efetuar os pagamentos de taxas e impostos, quitar os débitos emitidos em boletos por meio do QR Code acrescentados nas contas e faturas, além da possibilidade de comprar de bens ou serviços.

Publicidade

“O PIX é um meio de pagamento seguro, assim como são o TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento. O seu grande diferencial é a permissão de realizar transferências ou pagamentos, em qualquer dia, incluindo fins de semana e feriados, independente do horário”, destaca a diretora-presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), Alana Albuquerque.


Para aderir à nova forma de transferência, os consumidores devem contactar os canais de atendimentos dos bancos ou instituições financeiras onde possuem contas, para solicitar a criação da sua chave PIX. No entanto, como qualquer outro meio de pagamento, o PIX não está livre de tentativas de golpistas. Por isso, é essencial que os usuários fiquem atentos.


“Como se trata de uma novidade, há possibilidade de hackers enviarem links falsos para os consumidores, por meio de SMS, WhatsApp e e-mail que direcionam para sites falsos, assim eles podem instalar programas nos celulares, que acabam roubando os dados dos clientes. Por isso, ignorem esses tipos de mensagens e acessem somente o site ou aplicativo de seus bancos”, alerta a gestora.


Alana Albuquerque ressalta que as instituições financeiras não pedem senhas ou código de validação da transação fora de seus canais oficiais digitais ou por meio de contatos telefônicos. “Já que o meio de utilização do PIX são os aparelhos celulares, outra dica importante, é mantê-los sempre bloqueados com senha ou biometria. Também saia dos aplicativos financeiros ao terminar de usá-los”, disse.


Qualquer dúvida, reclamação ou denúncia podem ser feitas pelos contatos telefônicos do Procon/AC: (68) 3223-7000 ou 151 de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou acessando o site: www.consumidor.gov.br.


Para atendimentos presenciais, os consumidores deverão ligar para o número 3215-2447 e agendar um horário para utilizar os serviços do Procon/AC no guichê da Central de Serviços Públicos de Rio Branco (OCA).


Com informações da assessoria do Procon/Ac.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido