O juiz da 4° Zona Eleitoral, Marlon Machado, responsável por 5 municípios: Cruzeiro do Sul , Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, está otimista com a eleição de hoje e diz que a legalidade vai prevalecer. Ele espera que a eleição seja tranquila e explica querer um pleito tranquilo. “Não quero ter que prender ninguém, desde que não esteja cometendo crime. Acredito numa eleição ordeira”.
A 4° Zona é a maior do Estado com relação à abrangência, tendo 5 municípios, seguida pela 8° Zona que conta com 4 cidades. No Juruá são 97 mil eleitores, sendo a maior parte em Cruzeiro do Sul, onde são 55 mil. O total é 306 seções eleitorais.
A justiça eleitoral conta com o auxílio das forças de segurança e órgãos fiscalizadores como o Ministério Público . Em todas as 5 cidades há delegados, escrivães , agentes e policiais militares. Homens do Exército também atuam nas eleições no Juruá.
A Polícia Militar usará todo o efetivo atuando no policiamento ostensivo e nas ações preventivas para coibir os crimes eleitorais e os do dia a dia. 50 % dos homens atuarão nas zonas rural e ribeirinha. “Onde houver urnas a Polícia Militar estará”, afirma o comandante, tenente-coronel Evandro Bezerra. A PM também acompanha as equipes do TRE em 77 localidades de difícil acesso na região.
Uma Central Operacional funcionará durante todo o dia no Centro de Integração de Operações de Segurança Pública,- CIOSP e vai concentrar todas as informações relacionadas às eleições.
A Polícia Federal está com 50 homens na região atuando nos 5 municípios com o reforço do uso de drone que serão empregados nas zonas urbana, rural e ribeirinha. Os drones têm capacidade de voos de até 60 quilômetros por hora e a área de abrangência é de 10 quilômetros. Possuem câmeras com zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.
As imagens e sons captados serão transmitidas simultaneamente para a delegacia de Cruzeiro do Sul e para uma Central de Monitoramento em Brasília. As imagens servem para os flagrantes.
Polícia Civil é responsável por eleição em Porto Walter. Um delegado, uma escrivão e dois agentes de Polícia Civil reforçam o efetivo do município. Um delegado é a autoridade a policial responsável pela lavratura de flagrantes relacionados às eleições 2020.
O Exército estará em 19 aldeias indígenas no Acre, incluindo as do Vale do Juruá. A medida foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral e alcança 576 municípios e aldeias indígenas distribuídos por 11 estados.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…