Ao contrário do que sugerem publicações que circulam pelas redes sociais na tarde deste sábado (14), o eleitor que não levar sua própria caneta para o local de votação neste domingo (15) não será proibido de votar.
No Plano de Segurança Sanitária elaborado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para estas eleições municipais, há a recomendação para que tanto os eleitores quanto os mesários levem suas próprias canetas como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus. Não há, no entanto, nenhuma menção quanto à obrigatoriedade deste item ou à proibição do voto de quem comparecer ao local de votação sem caneta.
Há, inclusive, uma recomendação específica direcionada aos mesários para o caso em que o eleitor não tenha consigo uma caneta ao comparecer à zona eleitoral. “Caso o eleitor não tenha levado a sua própria caneta, borrife álcool na caneta de uso comum antes e depois da utilização por cada eleitor”, diz o plano do TSE.
Nas redes sociais, circulam listas com itens que supostamente seriam obrigatórios para que o eleitor seja autorizado a votar. “Não esqueçam de levar. É obrigatório, sem esses itens você não poderá votar”, diz uma das publicações, que então lista os seguintes objetos: caneta, máscara de proteção, identidade e título de eleitor.
A publicação, no entanto, é enganosa, já que não é obrigatório levar a própria caneta para poder votar. O uso da máscara, por outro lado, é obrigatório. O eleitor também deverá levar um documento para identificação (oficial, com foto).
O presidiário Sandro Júnior Andrade Puerta virou réu no processo que investiga o roubo a…
O PP decidiu acatar o pedido do governador Gladson Cameli, que também é o presidente…
O diretor Boninho, publicou um vídeo e um texto com agradecimentos marcando o fim de…
Após ceder nas duas sessões anteriores, o dólar abriu a segunda-feira, 23, em alta ante…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento em rede nacional nesta…
As Forças de Segurança do Rio Grande do Sul seguem os trabalhos de resgate dos…