Categories: Cotidiano Notícias Política

Abstenção em Xapuri será de cerca de 25%; juiz eleitoral proíbe comemoração pública

Por
Raimari Cardoso

O dado confirma o que se previa de uma ausência considerável de eleitores às urnas neste pleito em razão da pandemia do novo coronavírus. A informação é do juiz da 2ª Zona Eleitoral, Luís Gustavo Alcalde Pinto, com base na conferência dos cadernos de votação feita pelos mesários.


A pouca movimentação de pessoas nas seções eleitorais, especialmente no período da manhã, foi uma das marcas da votação em Xapuri. Uma presença maior de eleitores foi percebida na parte da tarde, mas ainda abaixo do que se costuma perceber em eleições anteriores.


Até minutos antes do encerramento da votação em Xapuri, o clima era de tranquilidade, sem registro de ocorrências ou incidentes envolvendo militantes partidários ou problemas relacionados com o funcionamento da estrutura da Justiça Eleitoral, segundo as informações apuradas pelo ac24horas.


A circulação de pessoas nos locais de votação também ocorreu de maneira calma, mas com a ocorrência de aglomerações em alguns pontos, como, principalmente, as praças Getúlio Vargas e Barão do Rio Branco, em frente à igreja de São Sebastião.


A normalidade do pleito foi confirmada pelo juiz eleitoral da 2ª Zona, Luís Gustavo Alcalde Pinto, e pelo promotor eleitoral, Juleandro Martins, que foi visto por diversas vezes acompanhando o andamento da votação nas seções eleitorais.


Em Xapuri, 11.399 eleitores estavam aptos ao voto até o início da eleição, distribuídos por 50 seções – 43 na zona urbana e 7 na zona rural – situadas em 19 locais de votação. Foram convocados 197 mesários para trabalhar no pleito.


Juiz proíbe comemoração pública do vencedor em Xapuri

O vencedor da eleição em Xapuri não vai poder fazer comemoração pública, segundo decisão do juiz eleitoral da 2ª Zona, Luís Gustavo Alcalde Pinto, assinada no fim da tarde deste domingo, 15, ao apreciar pedido do Ministério Público Eleitoral.


O motivo do pedido do MPE é relacionado ao crescimento dos casos de covid-19, assim como a alta no número de internações relatados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) nas últimas semanas.


A multa estipulada pelo magistrado para o caso de desobediência é de R$ 100 mil, cujo valor será destinado para o Fundo Municipal de Saúde de Xapuri e Capixaba, municípios abrangidos pela 2ª Zona Eleitoral.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Extra Total

Fiéis celebram Missa de Natal na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…

24/12/2024
  • Destaque 3

Aos 92 anos, dona Josefa encanta com dança e espírito de jovem na Praça da Revolução

Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…

24/12/2024
  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024