A região do Vale do Juruá, composta por Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, é banhada por rios, aldeias indígenas, seringais e locais de difícil acesso. Por isso, a eleição do próximo domingo requer atenção especial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e das forças de segurança.
Exército e Polícias Federal, Militar e Civil estarão nas ruas, ramais e rios para coibir os crimes eleitorais. Este ano, a tecnologia que será empregada pela Polícia Federal promete ser o diferencial.
A Polícia Militar do Juruá já começou a enviar homens para todos os locais de difícil acesso onde haverá urnas nas eleições de domingo. Segundo o comandante do 6° Batalhão, tenente- coronel, Evandro Bezerra, até sábado, todos os miliares já estarão de Cruzeiro do Sul à Marechal Thaumaturgo nessas localidades, para onde vão em aviões, helicópteros e barcos.
O comandante afirma que o efetivo da PM (que ele não revela por motivos de segurança) atuará nas eleições de domingo no policiamento ostensivo e nas ações preventivas para coibir os crimes eleitorais e os do dia a dia. 50 % dos homens atuarão nas zonas rural e ribeirinha. ” Onde houver urnas, a Polícia Militar estará”, afirma o comandante.
Uma Central Operacional vai atuar no Centro de Integração de Operações de Segurança Pública (CIOSP) ,que vai concentrar todas as informações relacionadas às eleições e ao final, haverá a emissão de um boletim. Em todo o Acre, cerca de 2.500 PMs atuarão nas eleições de domingo.
Segundo o delegado da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul, Fabrício Santos da Silva, 50 pessoas, entre delegados, escrivães e agentes atuarão nos 5 municípios do Vale do Juruá.
O trabalho será reforçado com o uso de drones, que serão empregados nas zonas urbana, rural e ribeirinha. Os drones têm capacidade de voos de até 60 quilômetros por hora e a área de abrangência é de 10 quilômetros. Possuem câmeras com zoom suficiente para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos, com imagens de alta nitidez.
As imagens e sons captados serão transmitidos simultaneamente para a delegacia de Cruzeiro do Sul e para uma Central de Monitoramento em Brasília. A delegacia da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul responde por 13 cidades acreanas e do Amazonas. No Acre, a área de abrangência vai de Feijó à Marechal Thaumaturgo.
Drones são aeronaves remotamente pilotadas. Tais equipamentos têm tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude.
Um delegado, uma escrivão e dois agentes de Polícia Civil seguem nesta quinta-feira, 12, de Cruzeiro do Sul para Porto Walter, para reforçar o efetivo policial do município nas eleição de domingo.
De acordo com o coordenador de Segurança Pública do Juruá , delegado Vinicius Almeida, o delegado Geremias será autoridade a policial responsável pela lavratura de flagrantes relacionados às eleições 2020. “Este foi o único município para o qual o TRE solicitou nossa atuação desta forma”, explica.
Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…