Categories: Acre Notícias Política

Organização chama de descaso ausência de candidatos em debate

Published by
Leônidas Badaró

O publicitário Rodrigo Pires, um dos organizadores do debate entre os candidatos à prefeitura de Rio Branco que acontece nesta terça-feira, 10, classificou como descaso a informação de que mais da metade dos prefeituráveis não deve participar do evento.


Dos sete candidatos, três já confirmaram que não vão ao debate. A assessoria de Socorro Neri (PSB) explicou que conflitos na agenda impediram que a prefeita pudesse participar. A suspeita é que Neri queira evitar mais desgastes tão perto das eleições, já que tem sido o alvo preferencial dos demais candidatos em outros debates.


Já Minoru Kinpara, que vem liderando as pesquisas de intenção de voto nesta campanha, o entendimento é de que a polêmica sobre ideologia de gênero confunde seu eleitorado. A assessoria de Jarbas Soster não explicou os motivos, mas confirmou que o candidato do Avante não participa do debate.


Cotado com um dos favoritos ao segundo turno, Tião Bocalom (Progressistas) não confirmou sua participação. De acordo com sua assessoria, a ida ao debate está em análise. Na agenda do candidato divulgada nesta terça-feira, 10, no horário do evento, Bocalom deve estar em reunião com lideranças do Benfica.


“Nós vemos como um descaso com a população. O evento é um presente para Rio Branco decidir o voto na reta final. Se os candidatos não têm compromisso com um movimento cívico, financiado sem recurso público, de interesse popular que promove o debate, que compromisso vão ter com o dinheiro público? Eles confirmaram a participação, nós temos aqui as conversas salvas, e desistem na última hora. É lamentável a postura de quem quer ser prefeito da capital. Foram envolvidas empresas prestadoras de serviços, trabalhadores, voluntários, internautas enviaram perguntas aos candidatos. Isso não é democracia”, afirma Pires.


O debate tem a coordenação suprapartidária de um grupo de jovens apoiados pelas instituições mais importantes do estado, através de relacionamento contínuo com universidades, grupos de pesquisas e centros acadêmicos, que têm a responsabilidade de reunir as melhores contribuições regionais, nacionais e até internacionais para reflexão sobre o que os acreanos desejam para os próximos 30 anos.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024