Categories: Notícias

Energisa Acre leva energia solar e qualidade de vida aos moradores da Vila Restauração

Published by
Assessoria

Atualmente com apenas 4 horas diárias de energia por dia, moradores da Vila Restauração terão energia limpa e renovável durante 24h em 2021

No interior do Acre, quase na divisa com o Peru, os moradores da Vila Restauração têm acesso a energia elétrica por apenas quatro horas por dia. Mas até o próximo ano, um projeto da Energisa Acre em parceria com a Alsol levará energia limpa e contínua à comunidade ribeirinha por meio de um sistema que inclui geração solar fotovoltaica e armazenamento de energia, melhorando a qualidade de vida dos cerca de 750 habitantes da Vila.


Situada dentro da Reserva Extrativista do Alto Juruá, a 70 km do centro do município de Marechal Thaumaturgo, a Vila Restauração atualmente é abastecida por um gerador a diesel, poluente e caro, custeado pelos moradores e a prefeitura. Para chegar ao local, um dos mais remotos do país, são necessárias viagens de até 8 horas em pequenas embarcações, a partir de Marechal Thaumaturgo.



“Nas cidades maiores, paga-se pela energia depois do consumo. Aqui, nós pagamos antes para podermos usar. Energia é vida, no escuro tudo fica mais difícil”, conta o morador Pedro Nascimento.


Para transformar essa realidade e levar energia de forma limpa, mais barata e ininterrupta à região, a Energisa Acre e a Alsol, empresa de energias renováveis do Grupo Energisa, elaboraram um projeto de pesquisa e desenvolvimento que prevê a instalação de uma nova usina solar e rede de distribuição de energia na Vila para abastecer os cerca de 180 imóveis existentes atualmente.


O sistema de energia será composto por uma usina solar fotovoltaica, que vai gerar energia limpa e renovável com o armazenamento de energia através de baterias, para dar continuidade ao fornecimento quando não houver luz do sol. Assim, haverá energia ao logo de todo o dia.


“Graças a este projeto, os moradores da comunidade terão acesso a uma melhor qualidade de vida, podendo armazenar seus alimentos e medicamentos, investir em negócios, além de terem acesso a informação e entretenimento”, conta o CEO do grupo Energisa, Ricardo Botelho. “Nossa missão não é apenas prestar um serviço, mas transformar vidas e permitir a realização de sonhos”, diz.


A moradora Maria Valcélia aponta que a conservação de alimentos atualmente é um problema em sua casa e já perdeu comida que foi estragada por falta de refrigeração. Agora, ela até planeja empreender. “Meu sonho é montar um restaurante, nasci para fazer comida. Com energia, tudo vai ser mais fácil”, prevê.


“Chegamos ao Acre com o objetivo de levar uma energia de qualidade a todos os cantos do estado, suprindo uma demanda existente para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Acre. É um projeto em linha com os valores da Energisa, de universalizar o acesso a um serviço básico, que é a energia elétrica”, afirma José Adriano Mendes Silva, diretor presidente da Energisa Acre.


Share
Published by
Assessoria

Recent Posts

Deputado é vaiado por defender Gladson e ex-prefeito acusado de ameaçar desembargador

O deputado Marcus Cavalcante (PDT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 30, para…

30/04/2024

Kayky Brito mostra sua recuperação, motorista comenta e é alvo de ataque

Kayky Brito atualizou os fãs sobre seu estado de saúde nesta segunda-feira, 29 de abril,…

30/04/2024

Com 40 anos de carreira, qual é o valor da fortuna de Madonna?

A cantora Madonna está no centro de todos os holofotes no Brasil. Nesta segunda-feira, 29,…

30/04/2024

CNJ apura omissão de juiz após promotor comparar advogada a cadela

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu um procedimento administrativo disciplinar (PAD) para apurar a…

30/04/2024

Incomodado, Gladson busca saber o que a Socorro quer: “a última palavra é minha”

"NÃO está nada decidido. Eu vou dar minha posição depois de tudo esclarecido. Primeiro, quero…

30/04/2024

Manaus intensifica ações contra febre amarela, após confirmação de morte

Manaus busca por pessoas não imunizadas contra a febre amarela, e orienta aos usuários não…

30/04/2024