Reportagem de Eldérico Silva, da Rede Amazônica Acre, mostra que pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) descobriram um tipo de verme que pode causar aos humanos, entre outros problemas de saúde, a cegueira.
A descoberta foi feita durante um estudo sobre a Leishmaniose, doença causada pelo mosquito Catuqui. O verme ainda desconhecido, mas pertencente a um gênero de importância médica na Amazônia e no mundo estava dentro do inseto.
A pesquisa é liderada pela professora Andreia Brilhante, doutora em saúde pública, e está catalogada em um artigo científico. O que se sabe até agora é que a descoberta é importante para a saúde pública, pois o verme pode trazer riscos à saúde do ser humano.
“Para o ser humano, existe uma espécie que pode causar nódulos, principalmente, na região dos gânglios ou na pele, também a pele pode ficar com aspecto rugoso, ressecado, com falta de pigmentação. E também há casos em que os vermes podem migrar para o globo ocular e causar cegueira”, explica a pesquisadora.
Clique aqui para assistir à reportagem da Rede Amazônica Acre.