Conecte-se agora

Alguém explica este fenômeno?

Publicado

em

Todos dizem que foi um plágio, mas nunca um jingle foi tão verdadeiro como o usado por Petecão na campanha de 2010 para o Senado Federal. A letra traduziu o que realmente ele é: “Quando o Petecão ganhar, quem ganha é o povo”.

Esta mensagem ele espalhou pelo Acre inteiro na tentativa de convencer o eleitor que era a melhor opção para representá-lo no Senado. Foi as aldeias e seringais e fez questão de se apresentar pegando na mão do eleitor e olhando nos seus olhos.

Queria plantar uma semente. E plantou. E cultivou a semeadura, tanto que, 8 anos depois, se reelegeu para o Senado, alimentando a esperança de mais tarde se tornar governador do Acre.

O senador Sérgio Petecão (PSD) se encaixa no que se pode chamar de um político em evolução.

Neste pleito de 2020, resolveu quebrar as amarras com antigos aliados. “Abriu dos peitos” como diz o acreano raiz e, contra todos os prognósticos, se abraçou com o eterno candidato Bocalom, tornando-o objeto do desejo dos eleitores cansados com velhas promessas a cada eleição. Em Rio Branco, ele tem sido linha de frente na campanha.

Petecão também não abre mão de se fazer presente no interior, onde o seu partido concorre as eleições com chapas competitivas.

É comum o senador 100%, como é chamado, ser visto tomando café da manhã em algum bairro da capital, a tarde fazendo caminhada em Assis Brasil e a noite discursando para alguns eleitores de Rodrigues Alves, por exemplo.

Apesar da agenda apertada e cansativa, não perde o bom humor. Chega aos lugares como pode: de carro, de avião de pequeno porte e barco. Ajuda como pode e não se furta a carregar pesados fardos.

Mas até os fortes tombam!

Na semana passada, em uma agenda em Cruzeiro do Sul, onde foi reforçar a candidatura de Zequinha Lima e Henrique Afonso, o senador demonstrou o cansaço. Era fim de tarde quando ele fazia caminhada e, de repente, perdeu o equilíbrio e foi ao chão. Caiu, mas tão rápido como foi o tombo, foi a levantada. Nem precisou ninguém gritar “levanta, sacode a poeira e dá volta por cima…” Ele disfarçou e seguiu a caminhada como se nada tivesse acontecido. Ele reconheceu a queda, mas não desanimou.

Veja o vídeo:

Notícias

Fies 2022.2: inscrições começam nesta terça (09)

Quem for pré-selecionado terá entre os dias 17 e 19 de agosto para complementar a inscrição no site

Publicado

em

Começa nesta terça-feira (09) o prazo para as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que segue até 12 de agosto. Os estudantes interessados devem acessar o site do Fies para efetuar o procedimento.  O resultado dessa etapa deverá ser divulgado no dia 16 de agosto.

Durante a inscrição, o candidato deve preencher os dados requisitados e informar sua escolha de curso, turno e instituição de ensino, entre as vagas ofertadas pelo programa. Quem for pré-selecionado terá entre os dias 17 e 19 de agosto para complementar a inscrição no site. Quem não for convocado entrará, automaticamente, na lista de espera.

Podem participar do Fies os estudantes que participaram de alguma edição do Enem entre 2010 e 2021, com média de pelo menos 450 pontos e nota acima de zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa. 

Cronograma Fies 2022.2

Inscrições: 9 a 12 de agosto de 2022

Resultado: 16 de agosto de 2022

Complementação da inscrição: 17 a 19 de agosto de 2022

Lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro de de 2022

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Acre

César Messias é homologado 1º suplente de Jenilson Leite

Publicado

em

Em convenção realizada na última sexta-feira, 5, o Partido Social Brasileiro (PSB) referendou o nome do ex-deputado federal e presidente da sigla, César Messias, como primeiro suplente.

Messias já foi vice-governador por dois mandatos e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul. Ele também foi deputado estadual e federal. Sobre a escolha, Jenilson afirma que a experiência e comprometimento de César fortalece a sua candidatura.

“O nosso grupo é muito qualificado. Nós temos um companheiro, que se hoje nós fossemos comparar essas eleições a uma partida de futebol, nós diríamos que temos um dos melhores técnicos, que é o nosso companheiro César Messias. César te agradeço muito pela firmeza”, declarou o candidato.

Conforme a legislação eleitoral, cada candidato escolhe dois suplentes que não recebem salário no Senado, a menos que o titular do cargo seja afastado e eles tomem posse.

Continuar lendo

Cotidiano

Mais de 50 pessoas foram capacitadas no curso de primeiros socorros da Expoacre

Publicado

em

Durante quatro dias da Expoacre, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) ofereceu um curso de noções básicas em primeiros socorros. A iniciativa teve o objetivo de proporcionar ao cidadão leigo a capacidade de identificar uma parada cardiorrespiratória (PCR) e apresentar alguns procedimentos, em uma instrução de 25 minutos.

No total, 51 pessoas foram contempladas com o curso, saindo do local aptas a identificar situações de emergência. Comunicação com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), noções básicas de PCR, crise convulsiva e engasgo foram alguns dos temas trabalhados durante a capacitação. Ao final, o participante recebeu um certificado de conclusão de curso.

“O propósito foi instruir, de uma forma dinâmica, com metodologias ativas que possam exemplificar, para que qualquer pessoa possa auxiliar alguém que esteja passando por situações de urgência e emergência”, explicou o coordenador de Urgência e Emergência da Sesacre, Edvan Ferreira.

Continuar lendo

Destaque 3

Mais de 150 Carteiras de Identidade foram emitidas na Expoacre 2022, afirma instituto

Publicado

em

Utilizando um ônibus, o Instituto de Identificação do Acre emitiu 157 Carteiras de Identidade Nacional (CIN) e agendou atendimento para outras 125 pessoas na Expoacre. Os usuários foram orientados acerca da validade do antigo documento, que é de dez anos, e do procedimento para emissão de um novo documento.

O Acre foi o primeiro Estado da federação a emitir o novo padrão do documento, o qual passará a ser uniforme em todo o país e com numeração única, assim como já ocorre com o CPF. O documento está disponível em três versões, em papel moeda, policarbonato e a versão digital proporcionando segurança e praticidade a população.

Além do serviço de identificação, a Polícia Civil também realizou 33 boletins de ocorrência. A Polícia Civil também implantou uma sala de Acolhimento a mulher, idosos e crianças vítimas, entretanto, não foi verificado nenhum caso ou registro de ocorrência de violência dessa natureza durante todo o evento.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!