A previsão da incidência de raios no Acre para os próximos meses (inverno amazônico) é de um aumento de até 50% em relação aos anos anteriores.
A projeção foi feita a pedido do ac24horas pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), órgão que realiza pesquisas científicas e tecnológicas em eletricidade atmosférica desenvolvidas no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde desde 1979 faz estudos na área de Ciências Espaciais e Atmosféricas.
Em 2017, o ELAT apresentou um estudo em que foram detectados valores mais precisos da densidade de raios (quantidade de raios por quilômetro quadrado por ano) para os diversos estados e municípios brasileiros. O estado com maior densidade foi o Tocantins, com 17,1 raios por quilometro quadrado seguido por Amazonas (15,8) e Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2), que são os 10 primeiros estados com maior densidade de raios por quilômetro quadrado por ano.
O ELAT é o primeiro grupo de pesquisa sobre raios criado no Brasil e faz parte do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É considerado uma referência mundial nas pesquisas sobre eletricidade atmosférica.
Em entrevista concedida ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o ex-deputado federal João Correia…
O novo presidente do MDB no Acre Vagner Sales destacou neste sábado, 23, em entrevista…
Marcus Alexandre, última aposta de Flaviano Melo na política, chegou cedo ao velório do ex-governador…
A administradora e advogada Camila de Holanda Tavares Mendonça tomou posse nesta sexta-feira, 22, como…
A influenciadora Gisa Custolli causou alvoroço na web após revelar o quanto fatura nas plataformas…
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) teve duas iniciativas reconhecidas no Prêmio CNJ de…