Menu

Sarapatel de pesquisas 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

NO AFUNILAMENTO da reta de chegada da eleição temos um sarapatel de pesquisas. E todas elas contestadas pelos candidatos. São pesquisas acusadas de serem montadas para quem se encontra no poder aparecer na frente. Outras acusadas de beneficiar um candidato porque os contratantes são os partidos ou os patrões. Nem as pesquisas feitas por um instituto de renome nacional como o IBOPE, escapam da acusação de favorecimento ou de prejudicar uma candidatura. Não conheço uma pesquisa que tenha sido acatada 100% por candidatos a um cargo eletivo. Por isso é que não brigo com pesquisas, mesmo duvidando da isenção de algumas delas. O que deve ficar muito claro é que, pesquisa não ganha eleição. Se ganhasse, não precisaria de campanhas eleitorais. Pesquisa retrata apenas um momento, sua validade é como a nuvem que passa, porque a campanha não é estática, os fatos mudam de um dia para o outro. Por isso, os candidatos não abram a cerveja para comemorar porque apareceram em primeiro lugar numa pesquisa. Nem os que aparecem embaixo se desesperem. O que vai decidir a eleição é o candidato conseguir a empatia com o povão. Cair na graça do eleitor. Isso só se consegue na comunicação. Aquele que melhor se comunicar, seja pelas mídias sociais, sites, ou no contato direto com os moradores dos bairros, é quem vai ganhar a eleição. Se comunicar bem numa campanha de tiro curto é essencial. E nestes 27 dias que faltam da eleição muita coisa pode mudar. Então, devagar com o andor que o santo é de barro, e pode quebrar.


NÃO SE ADMIRE


E NINGUÉM se admire se nestes poucos dias que faltam para as eleições aparecer a Socorro Neri (PSB), na liderança; no outro dia surgir nova pesquisa retornando o Minoru Kinpara (PSDB) ao primeiro lugar; aparecer uma terceira mostrando o Tião Bocalom (PP) na frente, ou o Roberto Duarte (MDB)  e o Zen (PT) batendo todos eles. Haverá pesquisas para todos os gostos.


BONS VEREADORES


MARCOS LUZ (MDB), Emerson Jarude (MDB), Rodrigo Forneck (PT), Eduardo Farias (PCdoB), Lene Petecão (PSD), estão entre os bons vereadores da Câmara Municipal de Rio Branco.


PROBLEMA SÉRIO


UM FATO que deve ser visto com seriedade nas pesquisas é a Rejeição de um candidato. Se o candidato sempre aparecer com uma Rejeição alta, é para ficar preocupado e procurar moldar a campanha para se tornar mais simpático. Rejeição é um perigo numa campanha, puxa para baixo. E não é fácil de ser mudado, porque é um componente pessoal do candidato.


FRASE CIRÚRGICA


DE TUDO o que se falou até hoje sobre a briga entre o governador Gladson Cameli e o seu vice Major Rocha, quem resumiu tudo sabiamente numa frase, foi a mãe do Gladson, Linda Cameli: “Não foram eleitos para isso”. E não foram mesmo. É uma briga em que perdem os dois.


NA CAMPANHA


Hoje integrante do grupo do senador Sérgio Petecão (PSD), quem está em campanha nos recônditos da zona rural pedindo votos para o Tião Bocalom (PP) a prefeito de Rio Branco, é a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento. Uma boa aquisição política do Petecão.


BEM COMPORTADA


PARA uma campanha majoritária a disputa pela prefeitura de Rio Branco está muito comportada no horário eleitoral. Os candidatos parecem uma Freira e vários monges.


VELHA FORMA


O PT está começando a campanha do zero. Os bajuladores fugiram todos. Na foto enviada ontem sobre a visita ao bairro São Francisco, pedindo votos para o candidato Daniel Zen (PT), estavam apenas o Jorge Viana, Marcus Alexandre, Claudio Ezequiel, e o próprio Zen.


ELEITOR NÃO É BESTA


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD), especialista em periferia, diz ser bobagem candidato que passa quatro anos distante dos bairros só visitar em tempo de eleição, porque o povo não é besta. Sou recebido bem em todos os bairros, porque estou presente fora do período eleitoral, destaca o popular Petecão. E com isso, ele se torna figura integrante destas comunidades.


CANDIDATURA EMBALADA


TODAS as informações que recebo de Mâncio Lima é de que a candidata Wilsilene Gadelha (PP) está dando uma suadeira danada na campanha no prefeito Isaac Lima (PT), é conseguiu dar uma embalada na candidatura, que a coloca com chance de ganhar a eleição, e se tornou ameaça séria à permanência do PT, no poder.


APOSTANDO NA IMPUGNAÇÃO


A aposta dos adversários é que a candidatura da Wilsilene venha a ser brecada por uma impugnação da justiça eleitoral. O argumento é de que, ela é cunhada do atual prefeito.


CONTAS DO PT


COMO passou de uma pesquisa para outra de 3% para 5%, na contabilidade dos petistas, o candidato Daniel Zen (PT) pode chegar nos 15%, e com o sonho de ir ao segundo turno. Estamos perto de saber.


NEM RECEBE


O EMPRESÁRIO Badate, que estava na linha de frente do PT no tempo das vacas magras, em que se vendia camisetas pintadas com o 13 para arrecadar fundos, se afastou por completo do partido. – O único petista que abro a porta para receber é o Jorge Viana, o restante nem recebo, diz.


 MINORU DESCOLADO


OS TUCANOS estão eufóricos com o resultado das pesquisas internas, que mostram o candidato Minoru Kinpara (PSDB) em crescente e descolado dos adversários.


DERRUBA OS CACIQUES


O RADIALISTA Raimundo Fernandes, coordenador da campanha do jornalista Evandro Cordeiro (PP) a vereador de Rio Branco, está entusiasmado ao ponto de crer que, Evandro será o mais votado dentro do partido.


BRIGA MAIS ACIRRADA


NAS CHAPAS DE CANDIDATOS que brigam por uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Rio Branco, onde acontece a disputa mais acirrada é dentro do PSB, com cinco candidatos que são potencialmente fortes.


É QUEM ESTÁ MAIS DIRETO


COSTUMO ouvir sempre os candidatos a vereador sobre o panorama eleitoral. Não existe nenhum indicador mais preciso que suas visões, pois, são os que estão diariamente nos bairros em contato com os moradores.


NEM FEDE E NEM CHEIRA


O MDB está exibindo um vídeo do polêmico Pastor Silas Malafaia pedindo votos para o candidato a prefeito Roberto Duarte (MDB). É o tipo de apoio que, se não ajuda, também não prejudica.


SÓ UM FATO NOVO


O que ouço sobre a eleição para a prefeitura de Xapuri é que só um fato novo na campanha poderá brecar a reeleição do prefeito Bira Vasconcelos (PT). Mas é cedo para cantar vitória, ainda temos 27 dias de campanha.


CARREATA REPRESENTATIVA


Quem fez ontem uma carreata bem representativa foi o candidato a prefeito de Rio Branco, empresário Jarbas Soster (AVANTE). O Jarbas tem mostrado ousadia e organização nesta sua campanha á prefeitura.


ZÉ BUCHIM


Quem está confiante é o empresário Zé Buchim (PSD), com a sua candidatura a vereador de Rio Branco. Há segmentos fortes na sua campanha, no nicho dos votos esclarecidos. Tem muitos amigos.


ABDIAS ESTÁ NO JOGO


A campanha para a prefeitura de Tarauacá está acirrada. Segundo quem conhece bem o eleitorado do município não dá ainda para apontar um favorito, mas dá para a citar o Abdias da Farmácia (DEM) bem no jogo.


FRASE MARCANTE


“Use palavras leves e argumentos pesados”. Ditado inglês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.