Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sábado é dia e vacinar as crianças na campanha contra a Pólio e de Multivacinação

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, se prepara para o Dia D da Campanha Contra a Poliomelite e de Multivacinação, que acontece neste sábado, 17, em todo o Brasil.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a vacina poliomielite oral bivalente (VOPb) teve início no dia de 05 e se encerrará no dia 30 de outubro de 2020, simultaneamente com a campanha nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes menores de 15 anos de idade.

Anúncios


A Multivacinação é uma estratégia onde em um único momento são oferecidas à população-alvo várias vacinas, facilitando assim a ida dos pais ou responsáveis ao serviço de saúde para atualização da caderneta das crianças e dos adolescentes, garantindo assim a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, melhorando também as coberturas vacinais em nosso município e consequentemente no Estado.


Em Rio Branco a população alvo da campanha foi estimada em 25.108 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade e tem como objetivo contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, mantendo o país livre da doença. A meta mínima é vacinar 95% desse grupo alvo da vacinação, de forma indiscriminada, ou seja, no mínimo 23.853 crianças, bem como atualizar a situação vacinal e melhorar as coberturas vacinais.


MULTIVACINAÇÃO

A multivacinação tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Atualmente são oferecidas 18 vacinas para crianças e adolescentes, com esquemas vacinais diferenciados.


De acordo com a SEMSA, no município de Rio Branco estão sendo disponibilizadas 55 salas de vacinas. Distribuídas de forma a facilitar o atendimento à população. No Dia D as URAPS, Policlínica Barral y Barral e outros pontos estarão funcionando, de forma a facilitar o acesso aos pais que não têm disponibilidade de levar seus filhos à Unidade durante a semana.


Ainda no Dia D, a Prefeitura instalará postos de vacinação na Casa da Amizade e no Via Verde Shopping, em parceria com o Rotary Club. A SEMSA alerta à população, principalmente aos estudantes e familiares, da importância da vacinação e da necessidade de atualizar a Caderneta de Vacinação das Crianças e Adolescentes menores de 15 anos de idade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido