Menu

Dois dos 7 candidatos a prefeito não acreditam no resultado de pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após divulgação da Pesquisa Ibope de intenção de votos, os candidatos à prefeitura de Rio Branco se manifestaram a cerca do resultado que colocou Minoru Kinpara (PSDB) e Socorro Neri (PSB) tecnicamente empatados, com 29% e 26%, respectivamente.

Anúncio

Minoru se diz feliz com o resultado da pesquisa. “A gente percebe, andando nos bairros, conversando com a população, que o nosso nome está sendo muito bem aceito. As pessoas tem um carinho especial pela gente, respeito admiração”. Kinpara acredita que a população está depositando nele a confiança pra cuidar de Rio Branco. “Eu me sinto muito honrado, feliz e mais estimulado ainda. Se eu tiver privilégio de ser prefeito de Rio Branco, eu vou fazer isso durante os quatro anos”.

Socorro revela que sua prioridade é seguir trabalhando e mostrando o que fez por Rio Branco nesses dois anos “e o que faremos nos próximos quatro, com muita transparência e seriedade. Ainda tem muita estrada pela frente, e o trabalho que fizemos me faz seguir confiante. A população está reconhecendo e apoiando o que fizemos, e junto com o governador Gladson Cameli vou continuar trabalhando”, garante.

Tião Bocalom (PP) não acredita no resultado: “essas pesquisas do Ibope para mim não vale nada”. Isso porque, segundo ele, foi vítima da referida pesquisa em eleições passadas. “Todas as eleições que eu disputei o Ibope sempre me colocava lá embaixo. Eu não acredito e o povo de Rio Branco não acredita na pesquisa do Ibope. Essa é a realidade devido à todos os que cometeram nas eleições passadas. “Dá a impressão que tudo é direcionado pra poder enganar o eleitor. Mas o eleitor de Rio Branco não será mais enganado, porque o Ibope errou a vida inteira e errou feio”. Ele diz que acredita nas pesquisas internas que seu partido faz. “Nas pesquisas internas estamos na frente. Por isso sempre concertei as pesquisas do Ibope”.

O candidato do Avante, Jarbas Soster, achou o resultado da pesquisa satisfatória. “Estamos com a militância nas ruas e em busca desse crescimento continuo nas pesquisas e nas urnas.”

Por sua vez, Daniel Zen (PT), diz respeitar a pesquisa, pois demonstra que sua candidatura está crescendo. “Sigo muito confiante no nosso diálogo direto junto ao eleitor e nas propostas que construímos com as pessoas da nossa cidade. O mais importante é que os eleitores possam ouvir todos os candidatos e possam votar, sem nenhuma pressão, naquele que acharem mais preparado. A decisão mesmo só vai acontecer na urna, ninguém ganha de véspera”.

Roberto Duarte (MDB), garante não brigar com números de pesquisa. “Seguimos fazendo campanha, ouvindo as pessoas e apresentando as nossas propostas pra cuidar e modernizar Rio Branco”.

O candidato Jamyl Asfury, do PSC, também não confia no resultado da pesquisa Ibope. “Nós não acreditamos que essa possa ser a realidade. Estamos andando nas ruas e temos visto uma grande aceitação do nosso projeto”.

Na terceira colocação ficou Tião Bocalom (PP) com 16% e em quarto surge Roberto Duarte (MDB), e com a margem de erro, o Progressista e o emedebista também estariam empatados tecnicamente.

Já os candidatos Daniel Zen (PT), Jarbas Soster (Avante) e Jamyl Asfury (PSC), registraram 5%, 2% e 1%, respectivamente e com a margem de erro, os candidatos também podem está empatados. Não souberam ou não responderam registraram 4% e brancos e nulos registrou 6%.

Quanto ao critério de rejeição, Socorro Neri é a que é mais rejeitada pelo eleitorado registrando 39%. O segundo mais rejeitado é Zen com 36%, seguindo colado por Bocalom 33%. Duarte marcou 21%, Jamyl tem 20% e Soster 19%. Minoru Kinpara é o que registrou a menor rejeição de 12%. 1% dos entrevistados afirmaram que votaria em todos. Não souberam ou não responderam marcou 5%.

Contratada pela Rede Amazônica, a pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro e ouviu 504 entrevistados. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre com o número AC-03870/2020.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.