Menu

Presidente da OAB no Acre se diz pasmo com afastamento de Giordane: “sem fato concreto”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a desembargadora Denise Bonfim, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE), anunciar nesta sexta-feira, 16, que o juiz eleitoral da 9ª zona, Giordane Dourado, está liminarmente afastado de suas atribuições, algumas figuras públicas do estado manifestaram solidariedade ao magistrado. Uma delas foi o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC), Erick Venâncio, que inclusive já travou embates com o juiz.


Entretanto, Venâncio ressalta a necessidade de destacar o profissional que Dourado tem sido. “Já tive fortes embates públicos com o magistrado Giordane Dourado, muitos deles noticiados pela imprensa. Eu sempre em defesa da advocacia; ele sempre em defesa da magistratura. Porém, há coisas que nunca deixei de reconhecer: o seu comprometimento com a jurisdição, sua competência e, principalmente, a sua probidade”, escreveu.

Publicidade

O advogado diz que recebeu a notícia do afastamento de Giordane com surpresa. “Absolutamente pasmo com a decisão de lhe afastar da jurisdição eleitoral”. Para Erick, a decisão foi tomada “com base em meras conjecturas, sem fato concreto que desabone a sua conduta e em via inadequada para questionar a sua imparcialidade, deixo aqui a minha irrestrita solidariedade à sua pessoa”.


A decisão foi do corregedor, o desembargador Luiz Camolez. Denise Bonfim afirmou que não há qualquer juízo de mérito contra Giordane Dourado, mas que mesmo sem suspeição, diante dos fatos graves, a corregedoria decidiu, em caráter liminar, suspender o juiz até a diplomação dos eleitos na eleição deste ano. Bonfim designou, por meio e portaria, o juiz Robson Ribeiro como juiz da 9ª Zona Eleitoral.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido