Conecte-se agora

Governo realiza entrega de equipamentos para implementação de agroindústria em Capixaba

Publicado

em

Mais uma agroindústria para beneficiamento dos produtos agroflorestais, como macaxeira e açaí, será implementada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A entrega dos equipamentos na Associação dos Produtores Rurais Projeto Machado Almeida – Horta Nativa foi efetuada na tarde desta sexta-feira, 16, na zona rural do município de Capixaba, com a presença do governador do Estado, Gladson Cameli.

O investimento nos equipamentos entregues no projeto Horta Nativa, orçado em aproximadamente R$ 250 mil, é do governo do Estado, por meio da Sema, dentro da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por intermédio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (PDSA II). No total, mais de R$ 1 milhão será investido para implementação de cinco agroindústrias no Acre.

Entre os equipamentos entregues estão descascador de arroz, câmara para resfriamento e congelamento com painéis de isolamento térmico de dupla face, freezer horizontal, mesa de preparo de alimentos, despolpadora para extrair a polpa de frutos como açaí e cupuaçu, seladora automática contínua vertical, seladora de pedal tubular, balança eletrônica digital, motobomba de água limpa com partida manual e motor a combustível, embaladeira automática para polpas de açaí, com acessórios e compressor de ar.

A atitude do governo do Estado demonstra a viabilidade econômica de conservar os recursos naturais e produzir. “O nosso dever é melhorar a vida das pessoas e queremos fazer mais. Juntos como estamos hoje aqui, Meio Ambiente e Produção, vamos conseguir superar todos os desafios”, disse o governador Gladson Cameli.

Com a tecnologia para beneficiamento dos produtos, mais de 50 famílias do projeto Horta Nativa, além de produtores independentes da região de Capixaba serão beneficiados. “Com os produtores que moram perto das florestas tendo esse reconhecimento, recebendo a tecnologia necessária para beneficiar e melhorar sua produção, teremos um resultado mais significativo na proteção das florestas”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani.

A primeira entrega de equipamentos se deu em julho deste ano, com a presença do governador na sede da Cooperativa de Produtores Familiares e Economia Solidária da Floresta do Mogno (Coopermogno), em Tarauacá. A segunda aconteceu no mês de setembro, na Associação Mamoré Maracanã, também em Tarauacá.

O secretário de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo, participou da agenda do Meio Ambiente. “Não existe produção rural sem respeito ao meio ambiente e essa ação é um grande exemplo de que juntos vamos fazer a diferença. O mercado está muito exigente quanto aos critérios ambientais e nós da Sepa vamos prestar todo o apoio necessário para que a nossa produção seja aceita em todos os mercados”.

O chefe da Divisão de Desenvolvimento Florestal da Sema, Quelyson Lima, lembrou ainda que além dos equipamentos, as comunidades terão acompanhamento com assistência técnica. “É um trabalho contínuo, o de incentivar a produtividade das áreas consolidadas nas proximidades das unidades de conservação, com foco na manutenção dos recursos naturais”.

O vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais Projeto Machado Almeida – Horta Nativa, James Pereira de Sousa, agradeceu a ação do Estado. “Agora cabe a nós, produtores rurais, fazer o melhor uso desses equipamentos e eu tenho certeza que esse investimento vai melhorar muito a nossa vida.”

Destaque 7

CPI do Transporte poderá convocar Angelim, Marcus, Neri e Bocalom

Publicado

em

Os membros da CPI do transporte coletivo, Michelle Melo, Fábio Araújo e Adailton Cruz (PSB), em entrevista coletiva no saguão da Câmara de Rio Branco, explicaram quais serão os primeiros passos dos trabalhos da CPI, que começará às 14h30 desta terça-feira, em Rio Branco.

A CPI terá transmissão online no Youtube da Câmara de Vereadores de Rio Branco.

A Comissão Especial de Inquérito tem o escopo de investigar as causas dos problemas enfrentados no setor de transporte público na Cidade de Rio Branco, bem como a condução do contrato de concessão firmado em 2004 com as atuais empresas prestadoras de serviço.

Na entrevista, Michelle Melo, presidente da CPI, afirmou que a comissão buscará a verdade, mas também apresentará as soluções para o transporte público de Rio Branco, que se encontra em estado de caótico. Segundo a vereadora, na primeira sessão, serão votados apenas requerimentos de cópias de contratos, que serão utilizados para a investigação na CPI.

“Essa CPI é da população e a questão do transporte público não pode ficar do jeito que se encontra. Nós temos interesses de ouvir trabalhadores, usuários, queremos ouvir os antigos gestores, ouvir os empresários, ouvir o Sindcol e trazer todo mundo para dentro da discussão para que a gente não esteja procurando culpados, mas sim o rumo de solucionar essa situação. Não acreditamos que nesse momento seja destinado milhões e milhões para essas empresas”, afirmou.

O vice-presidente da CPI, Fábio Araújo (PDT), afirmou que a comissão pedirá todas as minutas de contrato da concessão pública e quer saber qual foi o motivo alegado para a renovação desses contratos em 2014.

“De início, estamos pedindo cópias de todos os processos desde a primeira concessão que aconteceu em 2004 para que a gente tenha conhecimento e de fato entenda o que aconteceu nesses anos todos. Do primeiro termo aditivo e do segundo para saber o real fato do porquê desses contratos foram aditivados, esse contrato com tantos problemas e falhas fiscais e com empresas em recuperação judicial”, salientou.

À imprensa, a vereadora Michelle Melo (PDT) não descartou a convocação dos ex-prefeitos de Rio Branco, de Angelim a Tião Bocalom, período da concessão do primeiro, que começou em 2004.

“Existe sim a possibilidade de convocação. Conforme a necessidade, eu acredito que a gente precisa ouvir e conhecer o problema e se de fato nós precisamos trazer os ex-prefeitos e o atual, nós os chamaremos para ouvi-los”, salientou Michelle Melo.

Continuar lendo

Destaque 7

“Lua de fogo” é registrada no céu de Rio Branco

Publicado

em

As altas concentrações de fumaça na região da Transacreana resultaram na coloração vermelho-alaranjada, ou seja, a Lua de Fogo, captada pelo fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, na noite desta segunda-feira (20).

De acordo com especialistas no assunto, o efeito é causado pelo contato entre a luz do sol e as partículas de fuligem suspensas na atmosfera antes de ser refletido até nós pela lua. Pelo mesmo motivo, o sol tem ficado bem vermelho ao nascer e ao se pôr neste período de queimadas abundantes na maior parte do território acreano.

A fumaça presente na região leste do Acre vem de diferentes lugares, como a parte sul do Amazonas, mas também é resultado das queimadas produzidas aqui no estado, principalmente na região dos municípios de Feijó e Tarauacá, os líderes no ranking de fogo nesta unidade da federação.

Continuar lendo

Destaque 7

Motociclista morre no dia em que comemorava aniversário

Publicado

em

Um acidente de trânsito tirou a vida do motociclista Felipe Said de Oliveira, de 20 anos, e deixou o jovem Yan Alves de Araújo, de 19 anos, ferido na noite deste domingo, 19, no Km 1 da Rodovia AC-10, na Estrada de Porto Acre, em Rio Branco.

Segundo informações dos Policiais de Trânsito, Felipe estava em uma chácara com seu amigo Yan comemorando o seu aniversário de 20 anos, que havia completado recentemente. Na chácara, Felipe havia consumido bebida alcoólica e ao anoitecer decidiu juntamente com seu amigo sair do local.

Enquanto trafegava em sua motocicleta modelo Titan de cor preta e placa MZX-4C37, com Yan na garupa, no sentido Porto Acre-Rio Branco, Felipe avistou um outro motociclista na sua frente fazendo zig zag e ao tentar passar com sua moto, foi fechado pelo motociclista, perdeu o controle da moto e caiu com seu amigo Yan às margens da Rodovia.

Com o impacto, Felipe bateu a cabeça vindo a rachar o capacete e quebrou o pescoço. Já Yan, que também bateu a cabeça, ficou desacordado, por alguns minutos e retornou a consciência. O condutor da moto que causou o acidente fugiu do local.

Populares acionaram a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e quando os paramédicos chegaram ao local, nada puderam fazer por Felipe que já se encontrava morto. Foi prestado os primeiros atendimentos a Yan que foi em seguida encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, com dores em vários partes do corpo. Segundo o médico do SAMU, o estado de saúde de Yan é estável.

A área foi isolada pelos Policiais do Batalhão de Trânsito (BPtran) para os trabalhos do Perito. Após a perícia o corpo foi removido encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Destaque 7

Vídeo mostra pescador tentando tirar o sustento da família

Publicado

em

O pescador e roçador, Anor Soares da Silva, é uma daquelas pessoas que luta pelo pão de cada dia e atualmente o pão dele vem do que é capturado pelas águas do Rio Acre, em Rio Branco (AC). 

Em entrevista ao fotojornalista do ac24horas, Sérgio Vale, Anor falou um pouco sobre a sua vida, formação, do que faz para viver, da família e do que espera para o futuro.  Com formação até o nível médio, o pescador afirmou que não fez faculdade porque não tinha condições financeiras na época. 

“Minha carteira de habilitação está vencida porque não tinha dinheiro para renovar. Eu só não fiz faculdade porque no meu tempo não era fácil como hoje e acabei tendo família e para estudar ficou meio difícil pra mim”, salientou. 

“Hoje eu tinha que renovar os meus documentos, mas tinha que levar algo pra casa. Eu vim pescar aqui, mas não peguei nada. Eu tenho seis filhos e eu tenho um filho autista e o meu trabalho é esse aqui: pesco e roço”, acrescentou.. 

“Eu comi carne no mês passado com o auxílio emergencial e deu pra comer uma carne e um aluguel e feijão foi só uma vez por mês.. Eu tô velho, mas o meu sonho é ver a minha família bem”, encerrou.

video

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas