Menu

Pesquisar
Close this search box.

O misticismo religioso e a política 

RESPEITO o credo de uma pessoa, seja ele qual for. Nunca discuto religião, cada qual acredita naquilo que bem entender. Até porque todos se apresentam como tendo a chave do céu. Fico apenas como um cristão na arquibancada. O fato mais interessante desta campanha para prefeito e que engloba a religiosidade, acontece em Tarauacá. A candidata Maria Lucinéia, a “Néia” (PDT), se apresenta nos atos públicos como a candidata que tem a benção de Jesus Cristo para ser prefeita. A sua candidatura – diz Néia – se deu após receber numa visão de uma conversa com Jesus Cristo, um pedido para que disputasse a prefeitura de Tarauacá. Chegou a relutar num primeiro pedido, mas no segundo apelo aceitou a candidatura. E conta isso imbuída da maior religiosidade. É uma história parecida com a da ministra Damares, que diz ter conversado com Jesus num pé de goiabeira. Néia é esposa do deputado federal Jesus Sérgio (PDT). Não entro no mérito. As urnas é que vão dizer se a visão acabará em vitória.


LÉGUAS DE DISTÂNCIA


PAREI para ver ontem os programas dos candidatos a prefeito da capital, na televisão. Quem tem mais tempo não conseguiu fazer uma peça atraente, fica aquela coisa chapada, cansativa. Quem tem pouco tempo, se vira como pode. A criatividade passou a léguas de distância.


POUCA INFLUÊNCIA


A permanecer neste tom monocórdio os candidatos não esperem que consigam atrair eleitores. Não há um questionamento, o foco nos problemas dos bairros, e fica cada um discorrendo sobre teorias. Morno. Parece uma reunião de freiras e frades nos conventos.


PROBLEMAS DISCUTIDOS


O QUE os moradores querem é ver os problemas dos seus bairros debatidos e apresentadas as propostas para suas soluções. Até parece que estamos num paraíso, onde inexiste problema.


OPOSIÇÃO COMPORTADA


SE ERA PARA não ver cada candidato debatendo a cidade, nem deveria haver eleição. Bastaria fazer uma reunião para homologar a prefeita Socorro Neri a mais um mandato. Quem deveria puxar o debate na televisão, no rádio, nos sites, era a oposição, mas se encontra comportada.


O BOI NÃO DANÇA


O EX-PREFEITO Angelim ainda não deu as caras na campanha, o ex-senador Jorge Viana foi visto esta semana num vídeo participando de uma corrida de 10 quilômetros, em Brasília; e o ex-prefeito Marcus Alexandre (PT), só pede votos nos feriados, sábados e domingos, um apoio tipo meia boca. Sem engajamento destas lideranças do PT, o boi do Zen não dança.


COMO CHEGAR AO SEGUNDO TURNO?


COMO O DEPUTADO Daniel Zen (PT) pode chegar ao segundo turno sem as principais lideranças do PT, na labuta diária da sua campanha? Não adianta essas lideranças ficarem assistindo de camarote, porque uma derrota feia para a PMRB terá reflexos negativos na eleição de 2022. O carimbo vai ficar na testa.


NÃO DÁ LIGA


AS RELAÇÕES do governador Gladson com o vice-governador Major Rocha não dá liga. Ainda agora o vice Major Rocha foi solidário na sua página na internet ao radialista Silvio Santos, que foi demitido do governo atirando no governador e na sua candidata, a prefeita Socorro Neri.


SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO


PELO ENCAMINHAMENTO que vem sendo dado nesta eleição, o senador Márcio Bittar (MDB) está vendo ruir todo o seu projeto de uma reaproximação do MDB com o Gladson. Fracassou em Cruzeiro do Sul e Brasiléia, em engajar o governo nas duas candidaturas a prefeito do MDB.


PARA ONDE FOR


REPUBLICANOS e PL devem acompanhar o senador Márcio Bittar (MDB), no seu projeto em 2022. Bittar vai trabalhar para ter uma frente de partidos conservadores para apoiar a reeleição do Bolsonaro, de cuja candidatura será o coordenador no estado.


FORA DO PALANQUE


PARTIDOS como PCdoB, PT, PSB, PV, PSOL estarão fora desta aliança, tem deixado claro o senador Márcio Bittar (MDB). Bittar deverá se filiar ao partido em que estiver o Bolsonaro.


DECIDE NA ZONA RURAL


A eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul está embolada na cidade entre os candidatos Fagner Sales (MDB), Zequinha (PP) e Sargento Adonis. Tudo indica que, a decisão vai vir dos votos da área rural, com ênfase na votação das comunidades ribeirinhas do Juruá e afluentes.


EXTREMAMENTE FORTE


NESTES REDUTOS o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) é muito forte, o que favorece a candidatura do filho Fagner Sales (MDB). A boa aceitação do Vagner nestes nichos é que, ele dá assistência direta aos moradores não só na época eleitoral, mas no restante do ano.


NÃO VEJO EM QUE POSSA EMPURRAR


O CANDIDATO à PMRB, deputado Roberto Duarte (MDB), tem aparecido numa foto na propaganda eleitoral na televisão, ladeado pelo presidente Jair Bolsonaro. Não vejo em que possa empurrar sua candidatura para cima, transferir votos é a arte mais difícil da política.


DECISÃO É NA CIDADE


A DECISÃO DA ELEIÇÃO na capital é na área urbana, os candidatos não se esqueçam disso 


SEDIMENTANDO O CAMINHO


O SENADOR Petecão (PSD) participou ontem de reuniões com candidatos a prefeito que começou por Plácido de Castro, Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, e de lá pegou um avião monomotor e foi se encontrar no Seringal “Nova Olinda”, no Alto Yaco, com o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, onde participou de um ato público. Seu foco é 2022.


ELEGE UMA E LEVA SEIS


É O MOTE da candidata a vereadora pelo PT a uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco, Rose Scalabrini. Escolheu seis mulheres para lhe assessorar nas mais diversas áreas, prometendo que se for eleita, leva elas junto para lhe ajudar durante o mandato.


VALE O QUE DISSE


VI ONTEM um diretor de empresa distribuindo propaganda do Tião Bocalom (PP). A explicação que me foi dada é que, o governador Gladson deu uma declaração à imprensa liberando secretários, diretores, para trabalhar para qualquer candidato a prefeito, sem usar a máquina.


QUAL VAI SER A AJUDA?


UM AMIGO que é candidato a vereador de Rio Branco, me ligou ontem para pedir meu voto, e no meio da conversa derramou um rosário de queixas de que a cada abordagem num eleitor num bairro, a primeira pergunta que recebe é: em que você vai me ajudar? E tome pedidos.


PEDIDOS DE TODOS OS TAMANHOS


Os pedidos são os mais variados aos candidatos a vereadores. Pagar a conta de luz, tijolos, barro, cimento, despachar uma receita de remédios, comprar botijão de gás, sacolão e etc.


MUITO MAIS COMPLICADO


A SITUAÇÃO é mais complicada para os vereadores que são candidatos da coligação da prefeita Socorro Neri, por achar que ela por estar no poder não ajuda se não quiser. Como se uma prefeita tivesse uma gaveta cheia de dinheiro para distribuir ao eleitorado. E não tem!


 FOCO EVANGÉLICO


É NOS candidatos Tião Bocalom (PP), Minoru Kinpara (PSDB), Roberto Duarte (MDB) e Jamil Asfury (PSC), que devem se concentrar os numerosos eleitores da faixa dos evangélicos.


PROVA DE FORÇA


QUEM deu ontem uma prova de força na arregimentação de cabos eleitorais foi o candidato Jarbas Soster (AVANTE), na inauguração do seu comitê, na Avenida Ceará, com um bandeiraço gigante, até aqui, o maior realizado pelos candidatos a prefeito. Jarbas se posta bem no vídeo.


POLÍTICO PODEROSO


O DEPUTADO Luiz Tchê (PDT) é o parlamentar hoje mais poderoso do governo Gladson Cameli, onde tem apontado nomes de notórios petistas para ocupar cargos importantes na gestão.


FICOU POLARIZADA


A DISPUTA pela prefeitura de Epitaciolândia continua polarizada entre o Delegado Sérgio Lopes (PSDB) e o empresário Everton Soares (PSL). Uma eleição a se decidir nos detalhes. O prefeito Tião Flores (PP) tem 30 dias para tentar entrar no jogo e ter chances de se reeleger.


PRATO QUE SE COME FRIO


A META principal do prefeito de Senador Guiomard, André Maia (MDB), é derrotar o seu algoz e responsável pela sua prisão, vereador Gilson da Funerária (SD), que disputa com ele a prefeitura. É velha história de que, a vingança é guardada na geladeira, prato que se come frio.


DE CABEÇA NA CAMPANHA


O deputado Neném Almeida é um apoiador declarado da candidatura do Minoru Kinpara (PSDB) a prefeito de Rio Branco. Não acompanhou o Gladson no apoio à Socorro Neri.


NÃO MERGULHA FUNDO


O ASSESSOR político do governo, Moisés Diniz, levou uma trombada de um militar por conta de um gabinete para trabalhar, naquela de que pato novo não mergulha fundo. O Moisés já não está mais tão afoito, estava fazendo promessas que, cumprir não passava por ele.


FOI O QUE RESTOU


O PT formou uma chapa de petistas históricos para disputar vagas de vereador na Câmara Municipal de Rio Branco. Teve que ir catar candidato na velha guarda, como a Júlia Feitosa, Roe Scalabrini, Pelézinho, porque caso contrário não conseguiria preencher a chapa.


FR5ASE MARCANTE


“A preguiça anda tão devagar que a miséria facilmente a alcança”. Ditado sul-americano


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.