O deputado federal Alan Rick (DEM), acompanhado do governador Gladson Cameli, do secretário estadual de Educação, professor Mauro Sérgio Cruz, e do presidente do IEPTEC Francineudo Costa, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 14, em Brasília, com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para apresentação do novo modelo das escolas indígenas e escolas rurais Tipo I e Tipo II, adequado à realidade dos alunos no ambiente rural e indígena.
Segundo Alan Rick, a reunião com Ribeiro foi a continuação da importante agenda pró-educação que vem realizando com o secretário Mauro Sérgio e sua equipe por toda esta semana em Brasília.
“Saímos de lá animados, uma vez que o Ministro Milton Ribeiro já se comprometeu, a priori, em apoiar o projeto de implantação da nossa escola indígena em parceria com a secretaria estadual de Educação”, destaca Alan Rick
Essa agenda, lembra o parlamentar acreano, é continuidade da parceria com a secretária estadual de Educação e com professor Mauro Sérgio. “Ontem estivemos no FNDE, onde o presidente Marcelo Ponte demonstrou mais uma vez seu apoio ao nosso trabalho ao se colocar amplamente à disposição para nos ajudar a executar o projeto. E hoje, com a presença do governador Gladson Cameli, o ministro Milton Ribeiro se comprometeu em apoiar, inicialmente, pelo menos um dos cinco projetos apresentados. Com isso o MEC vai abraçar a construção dessa primeira escola indígena padrão e acreditamos que é só o começo”, esclarece o deputado.
O secretário Mário Sérgio Cruz também saiu animado da conversa com o ministro Milton Ribeiro.
“Tivemos uma reunião muito produtiva com apoio deputado Alan Rick e parte da bancada federal do Acre. Apresentamos os projetos educacionais do Estado do Acre, sobretudo das escolas indígenas, o ministro foi muito receptivo”, informa.
Na mesma reunião Alan Rick, Gladson Cameli e Mauro Sérgio entregaram ao ministro o projeto de implantação do Instituto Superior de Educação do Acre.
“Acreditamos que esse Instituto irá revolucionar a educação acreana, iniciando com a formação docente dos professores que precisamos para a nossa rede, sobretudo para nossas escolas indígenas e rurais e, no futuro, pode ser ampliado para uma faculdade estadual com outros cursos voltados para área de saúde, por exemplo, como defende nosso deputado Alan”, esclarecer Mauro Sérgio.
O deputado Alan Rick também solicitou ao ministro Ribeiro que promova, a partir do ano que vem, as duas etapas do Revalida conforme estabelece a lei 13.959/2019. O projeto é texto do deputado, construído junto com o MEC e já sancionado pelo presidente Bolsonaro.
“Reiteramos ao ministro a necessidade do Revalida ocorrer duas vezes por ano e, inclusive, se houver falta de orçamento, me coloquei à disposição junto ao relator do Orçamento Geral da União, Senador Márcio Bittar para que consigamos os recursos necessários para que o Revalida ocorra duas vezes por ano”, defende Alan Rick
Para o parlamentar, a implantação do Instituto Superior de Educação Estadual e futura Faculdade Estadual, pode ajudar nesse processo.
“Apresentei ao ministro a proposta de fazer o Revalida pelas faculdades estaduais. O ministro é favorável à proposta, pois entende que é preciso descentralizar o Revalida. Vamos seguir trabalhando para que o processo ocorra o mais rápido possível “, finaliza Alan Rick.
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…