Cercado da militância e de apoiadores, o candidato do PT à reeleição em Xapuri, Bira Vasconcelos, inaugurou o comitê central do partido no município na noite desta terça-feira, 13, acompanhado da candidata a vice-prefeita Maria Auxiliadora, do PSB.
O evento teve ainda a participação do deputado estadual Manoel Moraes e foi marcado por um “bandeiraço” que coloriu a principal rua da cidade de vermelho e amarelo, as cores das duas siglas partidárias que compõem a chapa majoritária da Frente Popular.
Em seu discurso, o candidato petista destacou o trabalho que realizou desde que foi eleito para o segundo mandato, em 2016, e pediu o apoio dos eleitores xapurienses para dar continuidade ao progresso que considera ter havido no município nos últimos quatro anos.
“O que fizemos em Xapuri foi o bastante para retirá-la do fundo do poço, quando a recebemos em 2017. Fizemos muitas coisas, o povo sabe, mas queremos mais. Quero continuar o progresso que Xapuri vem tendo nos últimos 4 anos. Temos muitos projetos para o futuro e contamos com o apoio dos xapurienses”, disse.
De acordo com a coordenação de campanha da coligação, no restante da semana PT, PSB e PCdoB vão intensificar as ações nas zonas urbana e rural de Xapuri, com a presença de cabos eleitorais nas ruas.
O Partido dos Trabalhadores vai tentar o quinto mandato no município desde a redemocratização. De lá para cá, foram realizadas 9 eleições municipais, das quais o PT saiu vencedor em quatro delas.
Nesse período, apenas o ex-prefeito Júlio Barbosa de Aquino (PT) conseguiu se reeleger (1997/2000-2001/2004). Os outros dois prefeitos que tiveram dois mandatos, Vanderley Viana e o próprio Bira Vasconcelos, tiveram eleições intercaladas.