Categories: Destaque 6 Notícias Política

Minoru cai, Socorro herda 12% de Angelim e Bocalom fica estável

Por
Marcos Venicios

O candidato tucano Minoru Kinpara já não faz mais o voo de cruzeiro rumo a prefeitura de Rio Branco como se desenhava até meados deste ano. Sua pretensão de sentar na cadeira de Socorro Neri está ameaçada. É o que revela os números da pesquisa Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação, de Porto Velho (RO), divulgados no último domingo. Apesar de ainda está na frente dos demais concorrentes, Minoru perdeu mais de 10% do seu recall eleitoral. Em junho, em pesquisa do mesmo Haverroth, o candidato tucano tinha 38,2% das intenções de votos. Agora, aparece com 27,7%.


Enquanto o tucano teve uma queda acentuada superior a 10 pontos nos últimos meses, a comparação dos dois levantamentos leva a crê que a candidata à reeleição Socorro Neri (PSB), apoiada pelo governador Gladson Cameli, teve um crescimento superior a 12% no mesmo período. Em junho, Neri registrou 7,6% e na pesquisa do último final de semana marcou 19,8%.


Um dos fatores que pode também ter contribuído para o crescimento da candidata socialista é o fato do petista Raimundo Angelim não ter sido oficializado como candidato, que na época tinha 17,4%, mas que não conseguiu transferir a preferência do eleitorado para Daniel Zen (PT), que atualmente registra módicos 3,5% da preferência dos entrevistados.


Bem colocado nas duas últimas pesquisas do Instituto, o cenário de Tião Bocalom nas simulações aponta uma certa estabilidade. Enquanto em junho, o “Novo Boca” apresentava 18,6%, atualmente o progressista marca 19% cravados, empatado tecnicamente com Neri.


Já o emedebista Roberto Duarte (MDB) é o candidato que apresenta um pequeno crescimento com relação aos meses anteriores. Atualmente registrando 10,5% das intenções de votos. Em junho o advogado e deputado marcou 7,9%. Os candidatos Jarbas Soster (Avante) e Jamyl Asfury (PSC) que em junho estavam empatados com 0,3% agora aparecem em outubro 2,6% e 2,1%, respectivamente.


Com relação a rejeição, quando o eleitor é perguntado em qual candidato ele não votaria de jeito nenhum, a candidata socialista Socorro Neri, liderou nas duas pesquisas, tanto na de junho, como na de outubro: 28,1% e 30,2%, respectivamente, tendo um aumento de 2%. Também em junho, Raimundo Angelim registrava 22,6% de rejeição, mas atualmente, Daniel Zen, marca 11,5%. Já Bocalom com 17,4% de rejeição meses atrás, atualmente registra um aumento, marcando 22,3%.


O emedebista Roberto Duarte em junto tinha uma rejeição de 6,3% e atualmente registra 4,3%. Já Minoru registra nos dois levantamentos as menores rejeições. Em junho era de 1,3% e atualmente 2,5%.


Share
Por
Marcos Venicios

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024