Menu

Xapuri e Brasiléia são os municípios do Acre com mais queimadas em outubro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com 257 e 238 focos de queimadas, respectivamente, os municípios de Xapuri e Brasiléia são os que mais registraram ocorrências de queimadas neste mês de outubro, segundo os dados do satélite de referência AQUA Tarde, que fornece imagens para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Xapuri também é o quarto município com o maior número de focos de queimadas no país nas últimas 48 horas, com 75 ocorrências, seguido de Sena Madureira, com 74 (5º), Brasiléia, com 65 (6º), e Rio Branco, com 49 (8º). Nesse período, o Acre foi o 2º estado com mais focos (469), atrás do Pará, com 472 ocorrências.

Anúncio

O campeão de queimadas no Acre em 2020 é município de Feijó. Do começo de janeiro a esta segunda-feira, 12 de outubro, foram registrados 1.529 focos de queimadas na “terra do açaí”. Sena Madureira, Tarauacá, Rio Branco e Xapuri completam a lista dos “5 mais” no ano.

O volume de focos de queimadas em 2020 é o maior para o Acre desde o ano de 2003, quando foram registrados 9.701 focos. Em comparação com o ano anterior, o Acre já registra uma quantidade 30% superior que a consignada em 2019, quando o estado teve 6.678 no intervalo de 01/jan até 11/out.

Outro dado relevante do Acre é o número de focos de queimadas registrado na Reserva Extrativista Chico Mendes em 2020, que se estende por boa parte dos territórios de Xapuri e Brasiléia. A quantidade de registros feitos pelo INPE (1.023) é 66,6% do total de todas as unidades de conservação federal localizadas no estado.

Desde 1º de setembro passado, o Acre está sob um decreto de emergência ambiental por conta das queimadas. A medida assinada pelo governador Gladson Cameli levou em conta a falta de chuvas, a baixa umidade relativa do ar e o baixo nível dos rios, além dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Com validade de 180 dias, o decreto governamental, que foi reconhecido posteriormente pelo governo federal, permite a dispensa de licitação nos contratos de compra de bens, prestação de serviços e obras relacionadas às atividades de respostas aos incêndios. O Acre ocupa, atualmente, o 7º lugar no ranking de queimadas da Amazônia Legal.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.