Menu

As peças para o tabuleiro de xadrez 

AS PEÇAS no tabuleiro do xadrez para as eleições de 2022 começam a ser colocadas nesta eleição municipal. É prematuro se pensar antes do resultado, principalmente, na capital e em Cruzeiro do Sul, como é que ficarão as alianças após o embate nas urnas. De concreto temos que a coligação que foi montada e ajudou a eleger o governador Gladson Cameli, já foi implodida nesta eleição. E não e sabe de que tamanho ficarão os cacos depois do pleito. E pelo relevante motivo de que o Gladson, e seus principais aliados da última campanha, o deputado federal Flaviano Melo (MDB), o vice-governador Major Rocha (PSDB), senador Márcio Bittar (MDB), senador Sérgio Petecão (PSD), estão em palanques diferentes nos dois maiores colégios eleitorais, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. E falando línguas diferentes, depois que o governador se juntou no pleito aos adversários da última campanha. E isso criou um antagonismo que, com certeza, seja qual for o resultado eleitoral nos dois municípios vai deixar mágoas. A única coisa certa de tudo o que está acontecendo é que a aliança que elegeu Gladson Cameli não se repetirá em 2022. E se for disputar a reeleição, o seu opositor não virá de uma candidatura do PT, mas sairá de uma nova composição de forças em que estarão os que foram de sua coligação na última disputa. Teremos após a eleição municipal um quadro político completamente novo, onde podem acontecer alianças tidas como nunca imaginadas. 


SEM MUDANÇA


NÃO HÁ MOVIMENTO e nem vai haver do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) substituir a candidatura do filho Fagner Sales (MDB), pela filha e deputada federal Jéssica Sales (MDB). Vagner tem nas suas contas que o Fagner ganhará a eleição para prefeitura de Cruzeiro do Sul.


É BOM NÃO QUEBRAR PONTES


A ELEIÇÃO para a prefeitura da capital está indefinida e nenhum candidato com a garantia de que já está no segundo turno. Exatamente por isso há um acordo na oposição, para não quebrar pontes. Num provável segundo turno, as alianças terão um papel importante.


LEVE E SOLTO


BEM POSTADO no vídeo, linguagem concisa e acertou no tema. Assim foi o programa do candidato do PT, deputado Daniel Zen, ontem, na abertura do horário eleitoral. Fugiu do trivial, e focou num tema esquecido pelos demais candidatos. Foi solidário com as centenas de famílias que tiveram mortos na pandemia, e reconheceu o trabalho dos profissionais de saúde.


O ADVERSÁRIO É OUTRO


O PRINCIPAL adversário do candidato à PMRB, deputado Daniel Zen (PT), a ser superado na campanha, não é nenhum dos que disputam a prefeitura da capital, mas a rejeição ao PT.


MASSA FALIDA


O DEPUTADO Daniel Zen (PT) recebeu uma massa falida para administrar na campanha.


FAZENDO O REGISTRO


NA ABERTURA ontem o BLOG cometeu uma falha, e corrigi agora: esqueceu de colocar entre os candidatos a prefeito da capital, o nome do ex-deputado Jamyl Asfury (PSC). Por sinal, um dos mais preparados entre os sete candidatos que disputam a PMRB. Fica feita a devida correção.


NADA DE EXTRAORDINÁRIO


FALANDO no horário eleitoral, assisti ontem a todos os programas. Como o primeiro programa é geralmente de apresentação do candidato, vamos aguardar os próximos para comentar.


A HORA DO DEBATE


NINGUÉM pense que, os próximos programas serão com cenas familiares e triviais como os de ontem. Os candidatos da oposição vão puxar um debate duro e de cobranças à gestão da prefeita Socorro Neri, e é natural que isso aconteça, porque o que está em disputa é a PMRB.


O TEMPO VOA


A PARTIR de hoje faltam 37 dias para a eleição. É neste pequeno espaço de tempo que a prefeita Socorro terá que mostrar o que foi feito pela cidade na sua gestão, e para a oposição mostrar os seus defeitos e omissões, e convencer o eleitorado que deve trocar de gestor.


VOLTOU CONVICTO


O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) voltou convicto de Feijó, após participar de atos políticos a favor da reeleição do prefeito Kiefer (PP), de que o prefeito terá uma reeleição garantida.


DE CABEÇA NA CAPITAL


APÓS uma rodada pelo interior para apoiar os candidatos a prefeito do seu partido e os candidatos dos aliados, o senador Sérgio Petecão (PSD) disse ontem ao BLOG que, agora vai se dedicar em tempo integral à candidatura a prefeito do Tião Bocalom (PP).


OUTRA LINGUAGEM


OS MARQUETEIROS parece que conseguiram dar uma repaginada no candidato Tião Bocalom (PP), que tirou da sua fala a cansativa narrativa que, revolucionou Acrelândia quando prefeito.


FOCANDO 2022


O DEPUTADO Jenilson Lopes (PSB), pelo que indicam os movimentos políticos, se tornou o principal conselheiro da prefeita Socorro Neri nesta campanha. Jenilson tem dois focos: a vitória da Socorro; e com isso, ancorar um voo mais alto em 2022, para a Câmara Federal.


ESTÁ NA SUA CABEÇA


QUEM tem conversado com o ex-senador Jorge Viana (PT) revela que, ele tem como meta formar uma aliança com os aliados do Gladson, que saírem descontentes da campanha à PMRB, por conta do apoio dele à Socorro Neri. JV sabe que só, o PT não irá longe, em 2022.


CUMPRINDO O PAPEL


O VEREADOR Marcos Luz (MDB) cumpre o papel para o qual foi eleito: ser oposição à atual gestão municipal da capital. As cobranças são naturais. Cabe à base da prefeita rebater.


ENTRA HOJE


O candidato á PMRB, Jarbas Soster (AVANTE), não ocupou ontem o horário eleitoral, por problemas técnicos na gravação. Mas deve fazer a sua estreia no programa de hoje.


JÁ ESTÁ AJUDANDO


O CANDIDATO a vice-prefeito, se não atrapalhar já está ajudando. A esmagadora maioria do eleitorado vota na verdade é no candidato a prefeito que lhe desperta maior simpatia.


MEU PIRÃO PRIMEIRO


O TRABALHO mais inconfiável para um candidato a prefeito é o do candidato a vereador. Se chegar numa casa, e o proprietário disser que tem candidato a prefeito, nem entra em discussão para mudar o voto. Trata de segurar o seu voto, na base do meu pirão primeiro.  


O MISTÉRIO DO TCHÊ


LEITOR manda pergunta querendo saber se o deputado Luiz Tchê (PDT) tem olho de boto no bolso da camisa, já que consegue hipnotizar o governador para lhe dar tanto cargo. Lembra que, o PDT tem um deputado na ALEAC. É um mistério que só o próprio Tchê poderá explicar.


ESCOLHA JUSTIFICADA


O CANDIDATO a vice-prefeito na chapa do Jarbas Soster (AVANTE), o ex-vereador Afonso, tem gerado muitas positivas na campanha para a sua chapa. Afonso é um hábil articulador.


CADA UMA DIFERENTE


DETALHE nas pesquisas internas para a PMRB: todas com resultados conflitantes nos números.


NÃO DECIDE CAMPANHA


EXATAMENTE pelos resultados mais diversos possíveis é que se costuma afirmar que, pesquisa não elege ninguém, porque não se tem a garantia de como são feitas. E mesmo as feitas dentro de uma imparcialidade e de forma científica, retratam apenas o retrato do momento.


JOGO DOS OITOS


O DEPUTADO federal Flaviano Melo (MDB) joga com cartas apostando em fazer oito prefeitos.


DISCURSO MÍSTICO


EM todos os seus discursos, a candidata a prefeita de Tarauacá, Néia (PDT), não abandona o misticismo de lado e foca sempre a sua fala que disputa a prefeitura atendendo um pedido que Jesus Cristo lhe fez numa aparição, para lançar sua candidatura á prefeita do município.


 ACIRROU AINDA MAIS


AS RELAÇÕES entre o governador Gladson e o vice-governador Major Rocha nunca foram mil maravilhas, mas à medida que ambos escolheram candidatos diferentes para apoiar a prefeito de Rio Branco, elas se tornaram mais tensas. A tendência é piorar durante a campanha.


FRASE MARCANTE


“Quando falar, cuide para que as palavras sejam melhores que o silêncio”. Ditado indiano.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.