Um dos mais legítimos representantes da história do líder sindical Chico Mendes, de quem é primo, o seringueiro Raimundo Mendes de Barros, o Raimundão, é também uma figura muito representativa de Xapuri.
Ele continua a trabalhar na atividade extrativista e na agricultura familiar, na colocação Rio Branco, seringal Floresta, localizada no coração da reserva extrativista que leva o nome do parente mundialmente conhecido.
Aos 76 anos, Raimundão tem enfrentado problemas de saúde que se agravaram no decorrer deste ano. Recentemente, foi um dos milhões de pacientes que enfrentaram e venceram a infecção pelo novo coronavírus.
Com o agravamento de uma hérnia abdominal, os filhos fizeram uma campanha pela internet para levantar recursos para a cirurgia, que foi realizada nesta quinta-feira, 8.
O procedimento cirúrgico foi realizado no hospital Santa Juliana, pelo médico Jackson Ramos, e, segundo a filha, Ronaira Barros, a intervenção foi um sucesso. “Ele tá tremendão, firme e forte, e avexado para ir pra casa”, disse ela.
Tremendão é uma alcunha carinhosa que Raimundão tem. Ele já teve alta hospitalar, mas só deve ser liberado para retornar a Xapuri na sexta-feira da próxima semana, depois de um retorno ao médico para avaliação de sua recuperação.